São Paulo, segunda-feira, 12 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banco suíço ajudou nazistas

Sonntags Zeitung
de Zurique

DO "SONNTAGS ZEITUNG"

O banco Credit Suisse administrava conta bancária de nazistas durante a Segunda Guerra Mundial e fez transações com a empresa alemã DWB, responsável pela administração dos campos de concentração, afirmou o jornal em sua edição de ontem.
A missão da DWB era repassar ao Reichbank (o Banco Central alemão da época) os objetos de valor e os dentes de ouro extraídos das vítimas dos campos. O Credit Suisse fornecia financiamentos em francos suíços à DWB.
Como exemplo, o jornal cita uma transação de 80.000 francos suíços ocorrida em fevereiro de 1945. O banco administrou ainda uma conta secreta para os nazistas sob o número 54.941.
Leo Volk, um alto funcionário das finanças nazistas, teria autorização para trabalhar com a conta, e o gerente do banco suíço sabia perfeitamente com quem estava lidando, pois, em algumas ocasiões, manteve correspondência com Berlim.

Texto Anterior: Pólo ganha Prefeitura de Milão, diz pesquisa; Violência mata sete pessoas em Medellín; Começam negociações de paz em Bangladesh
Próximo Texto: Líbano é exemplo de convivência, diz papa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.