São Paulo, segunda-feira, 12 de maio de 1997
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SAA reformula visual e administração

CLÁUDIA PIRES
DA ENVIADA ESPECIAL À ÁFRICA DO SUL

A South African Airways (SAA) está reformulando sua estratégia de marketing e apresentação no mercado internacional.
Desde março, a empresa está de cara nova. Os aviões ganharam as cores da nova bandeira sul-africana no lugar do azul e laranja usados anteriormente.
O lançamento das novas cores ocorreu no dia 22 de março e foi transmitido ao vivo para todo o país. Durante o evento, a empresa reafirmou o compromisso de se adaptar à política pós-apartheid.
No total, a SAA vai gastar US$ 1,7 milhão na reformulação de sua imagem corporativa, que deverá estar pronta apenas no ano 2000.
Os aviões também devem ser reformulados por dentro. Uma das mudanças é a retirada da primeira classe, que já está em vigor.
Segundo a diretoria da empresa, a mudança nas cores da SAA estava sendo estudada havia cerca de sete meses. A empresa pesquisou e recebeu sugestões de mais de 30 mil pessoas sobre o novo design.
As sugestões foram avaliadas e venceu a que pintava uma bandeira do país na cauda do avião.
"Estamos buscando mais que uma simples mudança de cores. Queremos reposicionar a companhia na indústria internacional da aviação", afirma Zukile Nomvete, diretor-executivo da Transnet, responsável pela SAA.
O reposicionamento também acontecerá nas finanças. A SAA vem apresentando prejuízo nos últimos meses. Os dirigentes da empresa confirmam as dificuldades, mas não falam em números.
A questão mais discutida é o compromisso com a nova política do país. Para isso, uma campanha publicitária foi montada para atingir todos os públicos e proclamar uma possível integração.
"Queremos uma imagem que tenha maior aprovação da população do país", afirma o diretor.
A nova imagem recebeu também o apoio do presidente da África do Sul, Nelson Mandela. Em comunicado divulgado durante a cerimônia de lançamento, o presidente afirmou que a SAA funcionará como "embaixadora da África do Sul, levando as esperanças e aspirações da nação para todas as partes do mundo".

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