São Paulo, segunda-feira, 12 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seychelles preserva cenário e cobra caro

Arquipélago é patrimônio natural da humanidade

JOANA BRASILEIRO
ENVIADA ESPECIAL A SEYCHELLES

Preservação e preço alto. Esse binômio faz das ilhas Seychelles um patrimônio natural da humanidade e uma atração para turistas dispostos a gastar até US$ 8.000 só pela licença para visitar Aldabra, um dos grupos que formam a região.
Formado por cerca de 120 ilhas, o arquipélago de Seychelles fica a sudeste da África, numa área de aproximadamente 400 mil km², no azul do oceano Índico.
A parte mais povoada fica a nordeste do arquipélago e é chamada de Inner Islands (Ilhas Interiores). As principais são Mahé, onde fica a capital Victoria, Praslin e La Digue. Ao redor delas, há vários parques marinhos e outras ilhotas.
No sudoeste estão as ilhas dos grupos Amirante (Alphonse e Farquhar) e Aldabra, onde estão localizados os atóis de Cosmoledo e Aldabra, um dos mais importantes e patrimônio natural da humanidade declarado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).
Geologicamente, o arquipélago é dividido em um grupo de ilhas de formação granítica, com terrenos montanhosos rodeados por recifes de coral, e outro de origem coralínea, com terrenos planos e vastas plantações de coqueiros.
Ventre feminino
Acredita-se que todo o arquipélago represente o que restou de um continente formado há milhões de anos pela África, Índia, Austrália, Madagascar e Antártida.
Além de Aldabra, outro grande indício dessa teoria é a reserva natural do vale de Mai, em Praslin.
O vale vê pender de suas palmeiras o exótico coco-de-mer, símbolo de Seychelles retratado em quase todos os suvenires. Seu poder de atração é justificável: o coco tem a forma de um ventre de mulher.

LEIA MAIS sobre Seychelles nas págs. 7-14 a 7-16

Texto Anterior: SAA reformula visual e administração
Próximo Texto: Ilhas têm rádio, telefone e CNN
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.