São Paulo, segunda-feira, 12 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festa do Divino movimenta R$ 200 mil

FLAVIO CASTELLOTTI
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PARATI (RJ)

A maior comemoração religiosa de Parati é a Festa do Divino, em homenagem ao Espírito Santo. A origem é atribuída à rainha Isabel, de Portugal (1271-1336), devota do Espírito Santo.
A festa acontece todos os anos, desde o século 18, durante os nove dias que antecedem o domingo de Pentecostes -dia em que o Espírito Santo teria descido à Terra em forma de pomba e "iluminado" a mente dos apóstolos, dando início ao processo de evangelização.
Nos oito primeiros dias realizam-se procissões e eventos, como shows e torneios esportivos.
No sábado de encerramento, o almoço da véspera do domingo de Pentecostes reúne cerca de 5.000 pessoas. Distribuem-se roupas e comida para a população carente.
As roupas e o dinheiro para a compra de alimentos começam a ser arrecadados com um ano de antecedência. Diuner Mello, 53, organizador do evento, acredita que as atividades relacionadas à festa movimentam R$ 200 mil.
Outra festa de Parati ocorre durante a Semana Santa, quando a população sai às ruas em procissões, que seguem a tradição medieval, e leva imagens do século 18.
A mais famosa é a do Fogaréu, que acontece à meia-noite da Quinta-Feira Santa. As luzes da cidade se apagam e cerca de mil pessoas caminham pelo centro histórico com velas e tochas de bambu.
No Carnaval, há a tradição das máscaras de papel machê, herdada da região do Minho, em Portugal. Há também o Bloco da Lama, que se formou há dez anos, mas já ficou famoso na região.
Neste ano seus 5.000 participantes foram à praia do Jabaquara e cobriram-se de lama. De lá, caminharam até o centro com caveiras e chifres de animais, numa representação do fim dos tempos.
(FC)

Texto Anterior: Turista viaja ao tempo das anquinhas
Próximo Texto: Prefeitura quer atrair turista consciente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.