São Paulo, terça-feira, 13 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conselho fixa linhas gerais

DA SUCURSAL DO RIO

O conselho de administração de uma sociedade anônima não tem funções executivas, isto é, não participa do dia-a-dia da empresa.
Suas principais atribuições são fixar a orientação geral dos negócios e eleger, demitir e determinar as funções dos diretores.
Os conselheiros, que são eleitos pela maioria dos acionistas ordinários (os que têm ações com direito a voto), também aprovam os planos e programas de investimento, assim como orçamentos da empresa.
Fiscalização
Além disso, o conselho de administração também fiscaliza a gestão dos diretores indicados por ele e examina os livros, papéis e contratos da empresa.
É sua atribuição ainda estabelecer a política de pessoal, fixando as despesas para esse fim.
Segundo a Lei das Sociedades Anônimas, são 12 as atribuições do conselho de administração e inclui, ainda, decisões sobre participações acionárias em outras empresas, empréstimos, auditores independentes e aprovar balanços e as contas da diretoria.

Texto Anterior: Iniciativa privada é minoria em novo conselho da Vale
Próximo Texto: Vale quer comprar estatais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.