São Paulo, terça-feira, 13 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PM modifica comando de 13 unidades

CRISPIM ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

A alta cúpula da PM (Polícia Militar) do Estado de São Paulo vai trocar 13 coronéis de postos de comando. A mudança, uma das maiores já promovidas na corporação no últimos dez anos, vai ser publicada hoje ou amanhã no "Diário Oficial do Estado".
Segundo a Folha apurou, serão remanejados os comandos da Polícia Rodoviária, das diretorias de Ensino e de Sistema, do CPI (Comando de Policiamento do Interior), do Estado-Maior do CPI e do CPM (Comando de Policiamento Metropolitano), da Polícia Florestal, do Cefap (escola de sargentos), das regiões de Osasco, Marília, São José do Rio Preto e ABCD e da assessoria militar na Assembléia Legislativa (essa já processada na semana passada).
Desde que o episódio de Diadema (divulgação de uma fita de vídeo com cenas de violência policial na favela Naval) estourou, foram trocados 22 postos de comando envolvendo coronéis.
Mea culpa
A grande novidade na mudança que vai ser publicada hoje ou amanhã será o retorno do coronel Luiz Antonio Rodrigues ao comando do policiamento no ABCD. Rodrigues foi afastado em 1º de abril, um dia após a divulgação da fita, sob a alegação de não levar o caso ao conhecimento de seus superiores.
Tempo depois, no entanto, descobriu-se que Rodrigues havia tomado todas as providências a respeito do assunto, abrindo inquérito e prendendo dez policiais acusados de tortura e um assassinato, e que também levou o caso adiante, comunicando o CPM, na época chefiado interinamente pelo coronel Coji Yanaguita.
Em depoimento à CPI do Crime Organizado da Assembléia Legislativa, Yanaguita revelou que comentou sobre a fita com o coronel Carlos Alberto da Costa, subcomandante-geral da PM. Costa acabou confirmando a informação.
Yanaguita, que comandava o policiamento na zona sul de São Paulo, foi transferido para a região de Limeira. Costa manteve no cargo.
Rodrigues acabou sendo transferido para Jundiaí, mas nem chegou a assumir o policiamento porque entidades de classe da região foram contrários a sua indicação. A Folha apurou que o retorno de Rodrigues ao ABCD foi pedida pelas subseções da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) na região.
O novo remanejamento de coronéis foi comunicado ao secretário da Segurança Pública, José Afonso da Silva, na última quinta-feira.
No entanto, a lista só foi entregue ontem à tarde ao governador Mário Covas. O Palácio dos Bandeirantes confirmou a informação, mas não soube dizer se Covas já tinha assinado o decreto ontem e autorizado a publicação no "Diário Oficial do Estado" de hoje.

Texto Anterior: Fiscais são atropelados durante blitz do Detran
Próximo Texto: Operação da PM 'reaparece' com 278 homens e 20 cães
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.