São Paulo, terça-feira, 13 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consumidor que evitar pico terá desconto

MAURO TAGLIAFERRI
DA REPORTAGEM LOCAL

O consumidor de energia elétrica do Estado de São Paulo receberá desconto na conta de luz se diminuir o gasto no horário de pico.
A Cesp (Companhia Energética de São Paulo) quer colocar à disposição, possivelmente a partir do segundo semestre, gerenciadores de carga para a instalação voluntária nas casas atendidas por ela.
Segundo o diretor de distribuição da empresa, Wilson Ferreira Jr., o valor do desconto ainda não foi estipulado. "Creio que ficará entre 10% e 20%. Abaixo disso, não sensibilizaríamos os consumidores", disse ele.
A Cesp já instalou gerenciadores para testes em casas das cidades de Franco da Rocha e Atibaia. Eles podem entrar em funcionamento até o final do mês.
"Quando houver desconto, esses consumidores serão os primeiros a ganhar", contou.
Ainda não há critérios para a adesão ao programa. A empresa espera pela definição do desconto para procurar interessados.
Outras empresas elétricas podem fornecer o aparelho. Os gerenciadores serão financiados pelo Programa de Conservação de Energia Elétrica da Eletrobrás.
Ferreira Jr. estima que 100 mil domicílios no Estado devem aderir ao programa de economia.
Como é
O aparelho, do tamanho de um tijolo e fabricado pela Sistron e IBM, funciona como um "timer" (temporizador), ligado ao medidor de consumo e a dois disjuntores. O disjuntor é uma chave que protege a instalação elétrica: quando há uma sobrecarga, ele desarma, interrompendo a corrente.
Um dos disjuntores suporta a carga normal da casa (funcionamento de todos os aparelhos elétricos). O outro resiste a uma carga pequena. Na hora escolhida, o temporizador "desvia" a corrente do disjuntor mais "potente" para o de menor capacidade.
Por exemplo: digamos que um dos disjuntores comporte uma potência de 8.000 watts e o outro, de 2.000 watts. Durante o tempo que esse último disjuntor estiver "acionado", não será possível ligar um chuveiro elétrico de 4.000 watts, pois a corrente vai cair.
Ela também cairá se a pessoa ativar aparelhos que, juntos, somem potência maior que 2.000 watts.
Ou seja, durante o período escolhido, o domicílio terá seu consumo de energia elétrica limitado. Passado o período, o disjuntor de maior capacidade volta a operar.
Quem programar seu "timer" para reduzir o consumo de energia no horário de ponta, entre 17h30 e 20h30 (quando o consumo global chega ao máximo), vai usufruir do desconto na conta de luz.
Quanto maior a potência reduzida e o tempo de redução, maior o abatimento.
O gerenciador pode ser programado, pela companhia elétrica, para o horário e a carga que o consumidor desejar.

Texto Anterior: Gapa pede ajuda para não fechar
Próximo Texto: Emílio Ribas amplia serviço domiciliar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.