São Paulo, quarta-feira, 14 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Detenção transfere oito pessoas

DA REPORTAGEM LOCAL

Oito presos do pavilhão 8 da Casa de Detenção, no Carandiru (zona norte), se rebelaram ontem, às 9h30, e tomaram seis agentes penitenciários como reféns. O motim terminou às 13h10, após o juiz corregedor Ivo de Almeida conseguir a transferência dos presos para o presídio de Sorocaba.
Segundo Oswaldo Teixeira de Melo, presidente do sindicato dos funcionários do sistema prisional, os amotinados queriam remoção imediata para cadeias de Bauru ou Pirajuí, no interior do Estado.
Os rebelados queriam estar no grupo de 154 presos transferidos após acordo entre os agentes, a direção da Detenção e a Secretaria de Assuntos Penitenciários. O acordo, que ainda prevê mais 50 transferências nos próximos dias, pôs fim à greve dos carcereiros.
Segundo o agente do pavilhão 6 Luiz Carlos Otaviano, os presos saíram do pavilhão 8 por um corredor que circunda o pavilhão 6, onde foram interceptados.
"Eles me disseram que iam no setor de esportes, mas tomaram meus colegas como reféns."
O juiz corregedor ofereceu oito vagas para os rebelados em Sorocaba. Os amotinados entregaram as armas, mas levaram dois funcionários com eles até Sorocaba. Segundo a direção do presídio da cidade, os agentes penitenciários chegaram ilesos.
Os nomes completos dos presos envolvidos e dos reféns não foram divulgados pela Casa de Detenção até as 19h de ontem.

Texto Anterior: Detentos fazem rebelião em Hortolândia
Próximo Texto: 9 são transferidos de cadeia em Praia Grande
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.