São Paulo, quarta-feira, 14 de maio de 1997
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Exemplos de erros encontrados nos livros reprovados

- Cartilhas
. Textos incoerentes e/ou absurdos
Com o objetivo de apresentar determinadas sílabas ou palavras, constrói-se textos incoerentes e até absurdos quanto ao sentido. Exemplo: "Biba é uma baleia bebê. Ela não é boboca: baila e bebe o leite da baleia mãe" ("Cartilha Nova Geração", Editora Nova Geração)
. Textos artificiais
Sequência de frases curtas com o objetivo único de apresentar ou fixar sílabas, sem intenção comunicativa real. Exemplo: "A babá e o bebê. Bia é a babá. Bibi é o bebê. A babá é boa. O bebê bebe." ("Como é fácil!", Ed. Scipione)
. Problemas relativos à abordagem do sistema ortográfico
Palavras são humanizadas, induzindo a erros na conceituação desses elementos:
"...as sílabas se movimentam... elas saem do lugar..." (págs. 67 e 68 de "Minha Palavra", Editora Mercado Aberto)

- Língua Portuguesa (1ª a 4ª séries)
. Conceitos errados de gramática e ortografia
Com o objetivo de simplificar o conceito, a definição é tão genérica que nada define:
"A linguagem figurada se caracteriza por utilizar-se de palavras que significam coisas diferentes daquelas que costumamos usar" (pág. 52 de "ABC da Palavra Viva", Ed. Renascer)
. Livros apresentam doutrinação religiosa
"O que você acha ser a coisa mais bela que Deus criou?" (pág. 26 de "Este Mundo Maravilhoso", volume 1, Ed. Casa Publicadora Brasileira)

- Matemática
. Imprecisão de linguagem que pode induzir a erro e fixação de procedimentos mecânicos.
"Em matemática, a passagem do singular para o plural é feita por meio de uma multiplicação". Está errado porque "a passagem do singular para o plural" também pode ser feita por meio de adição (pág. 73 da "Coleção Marcha Criança - 4ª série", Ed. Scipione)

- Ciências
. Atividades sem sentido ou arriscadas
Crianças devem ingerir bananas nanicas e medir o comprimento de suas fezes em seguida. Autor diz que atividade deve ser realizada com descontração e sem preconceitos. A comissão que avaliou o livro alerta que, além da atividade não ter o menor cabimento do ponto de vista teórico e pedagógico, deve-se atentar para seus riscos sanitários (pág. 81 de "Ciências - Eu e o Mundo - Uma Proposta Construtivista - 4ª série", Ed. FTD)
. Anatomia humana fantasiosa
Glândulas supra-renais estão situadas sobre o pâncreas, em vez de rins. Na mesma ilustração os testículos são apresentados como tendo localização intra-abdominal. Os ovários seriam ligados por um órgão novo, ainda desconhecido pela ciência (pág. 83 de "Ciências para Aprender - 4ª série", Ed. Módulo)
. Erros conceituais
O barbeiro, inseto da ordem dos hemípteros, é citado e desenhado ao lado do paramécio e tripanossomo como exemplo de "seres unicelulares". Está errado porque não há insetos unicelulares (pág. 43 de "Ciências para Aprender - 4ª série", Ed. Módulo)
. Discriminação social
Constrói-se um estereótipo de aluno pobre, atribuindo-lhe toda a culpa pela transmissão de doenças parasitárias:
Duas ilustrações mostram uma sala de aula com crianças pobres, negras e mestiças. Uma delas está se coçando, e a legenda diz: "Na classe de Pedrinho havia um menino com piolhos." Na figura seguinte, todos estão se coçando e uma série de perguntas indaga de quem é a culpa dos alunos estarem com piolhos. Nota-se uma tentativa de reduzir a problemática das condições sanitárias a procedimentos individuais. As ilustrações mostram crianças pobres, uma delas descalça, como se cidadãos mestiços e pobres fossem os responsáveis voluntários pela disseminação de doenças (pág. 139 de "Viva Vida: Ciência - 3ª série", Ed. FTD)

- Estudos Sociais
. Erros conceituais
"O bairro é uma coisa permanente -como a família, a cidade, o país." Está errado porque os bairros não são coisas, são loteamentos ou unidades administrativas do município. A família também não é uma coisa, mas um grupo de socialização. ("Convivendo -2ª série", Ed. Bloch)
. Desatualização
"O Brasil é dividido em Estados, territórios e um Distrito Federal." Essa informação está desatualizada. Desde 1988, não há mais territórios (idem)
. Preconceito social
"Sem treinamento profissional, o migrante só obtém empregos mal pagos e habita moradias improvisadas. Surgem as favelas." Estudos realizados desde a década de 70 mostram que as favelas não são consequência direta e exclusiva da migração rural urbana, mas sim dos baixos salários e do preço da terra ("Rio de Janeiro - Nosso Estado - 4ª série", Ed. Bloch)

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