São Paulo, quarta-feira, 14 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRONOLOGIA

7.mai - À tarde, o presidente da Conaf (Comissão Nacional de Arbitragem de Futebol), Ivens Mendes, apresenta sua renúncia do cargo, alegando ameaças de morte. Ricardo Teixeira, presidente da CBF, forma uma nova comissão, chefiada por ele próprio. À noite, o "Jornal Nacional", da Rede Globo, mostra reportagem com ligações telefônicas entre Mendes e, supostamente, Alberto Dualib (presidente do Corinthians) e Mario Celso Petraglia (presidente do Atlético-PR). Dualib e Petraglia negam envolvimento.

8.mai - A Procuradoria Geral da República no Rio e a Justiça esportiva começam a verificar se há um esquema de manipulação de resultados. O "Jornal Nacional" exibe novas gravações, desta vez citando a empresa Rhumell, fornecedora oficial de material esportivo para árbitros da Confederação Brasileira de Futebol.

9.mai - Dualib e Petraglia são suspensos preventivamente por decisão de Teixeira. Uma subcomissão de Educação e Desporto da Câmara Federal começa a levantar a ligações de Ivens Mendes com a cúpula da CBF. Há a possibilidade de Corinthians e Atlético-PR serem punidos com o rebaixamento para segunda divisão. Mendes retira da sede da CBF duas caixas de documentos.

10.mai - A Folha revela que Mendes continua financiando obras na região do Triângulo Mineiro, região pela qual quer se eleger deputado federal. Dirigentes do Grêmio pedem que troquem o trio de arbitragem de seu segundo jogo com o Corinthians, pelas semifinais da Copa do Brasil. O trio foi escolhido por Mendes.

12.mai - O presidente da Confederação Brasileira das Associações e Sindicatos de Árbitros de Futebol, Nelson Orlando Lehmkuhl, diz que vários juízes se queixaram de pressão por parte de Mendes. O presidente Fernando Henrique Cardoso afirma estar "horrorizado" com as denúncias. O advogado de Mendes, Luiz Guilherme Vieira, quer invalidar como prova as fitas com as conversas de seu cliente. O Supremo Tribunal de Justiça Desportiva convida Mendes para depor hoje.

Texto Anterior: Sul-Americana acata renúncia de Mendes
Próximo Texto: A VERSÃO DOS SUSPEITOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.