São Paulo, quinta-feira, 15 de maio de 1997
Próximo Texto | Índice

Prioridade federal; Hora imprópria; Voz da experiência; Água na fervura; Na moita; Nervos à flor da pele; Sinal dos tempos; Em boa hora; Protesto à baiana; Tensão brasiliense; Palavra mágica; Proteção; Querido companheiro; Senhor Simpatia; Bolha de isolamento; Visita à Folha

Prioridade federal
ACM sugeriu a FHC nomear o senador Iris Resende para o Ministério da Justiça. Seria a indicação mais eficiente para amarrar todo o PMDB, garantir a emenda da reeleição e tentar barrar a CPI da compra de votos.

Hora imprópria
O PMDB estava preocupado ontem com o momento da nomeação de Eliseu Padilha, da bancada federal, para os Transportes. Teme o carimbo de barganha, caso não haja CPI para apurar compra de votos.

Voz da experiência
Comentário de Sarney, ouvido ontem no plenário do Senado, sobre a dificuldade do governo com a gravação de compra de votos para aprovar a reeleição: "Começou a derrocada".

Água na fervura
A Mesa da Câmara decidiu não abrir o painel de votação na sessão de hoje. Ou seja, não haverá obrigatoriedade de presença. A idéia é esfriar o ambiente.

Na moita
Maluf recebeu conselho anteontem para que não se manifestasse agressivamente contra FHC devido às gravações que revelam compra de votos para aprovar a emenda da reeleição.

Nervos à flor da pele
Palavra de um líder governista: tem muito colega seu que não consegue dormir direito. Tentando lembrar o que andou falando nos últimos meses.

Sinal dos tempos
O PMDB foi o partido que teve maior presença em plenário e que mais deu votos pró-governo na reforma administrativa nos últimos dois dias na Câmara.

Em boa hora
Serjão foi autorizado a se ausentar do país de 22 a 28 próximos. Vai a Portugal, em missão oficial. De 29 de maio a 4 de junho, o ministro ficará no exterior "por interesse particular".

Protesto à baiana
Deputados de oposição liderados por Fernando Ferro (PT-PE) fazem hoje o ato "Lavagem do Bom Fim do Governo FHC". Querem lavar a rampa do Planalto com sabão. Se a segurança não deixar, lavarão a calçada.

Tensão brasiliense
Exemplo do clima de nervosismo que tomou conta ontem do Planalto: um auxiliar de FHC ligou para Cristovam Buarque (DF) e exigiu que até as 12h fossem retirados os trabalhadores rurais que invadiram o Ministério do Planejamento.

Palavra mágica
Para um ministro, a compra de votos para aprovar a reeleição não atrapalhará a recondução de FHC ao Planalto, apesar de provocar desgaste na campanha."Se o Real estiver bem, ele se reelegerá. É isso que conta."

Proteção
Em carta a Milton Seligman (Justiça), o deputado Ivan Valente (PT-SP) pediu que a Polícia Federal ofereça proteção aos jornalistas da Folha responsáveis pela investigação do esquema de compra de votos na reeleição.

Querido companheiro
Arthur Virgílio (PSDB) diz pôr a mão no fogo por Serjão no caso da compra de votos para a reeleição: "Se quisesse corromper, ele não precisaria de intermediários e de dinheiro. Teria instrumentos administrativos para isso".

Senhor Simpatia
Funcionários da Câmara notaram ontem uma mudança de comportamento de Pauderney Avelino (PFL-AM), citado na compra de votos pró-reeleição. Dizem que está um doce. Agora, cumprimenta todo mundo.

Bolha de isolamento
Nenhuma das bancas de jornal de Manaus recebeu exemplares da Folha anteontem, quando foi publicada gravação revelando compra de votos na reeleição. O governador Amazonino Mendes (PFL-AM) é um dos envolvidos.

Visita à Folha
O economista-chefe do banco ING Barings em Nova York, Arturo C. Porzecanski, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Mauro Schneider, da área de pesquisa macroeconômica em São Paulo.

E-mail:painel@uol.com.br

TIROTEIO
Do secretário-geral do PSDB, Arthur Virgílio, sobre o PFL ter expulsado dois deputados envolvidos na venda de votos na reeleição e não ter se manifestado sobre o governador Amazonino Mendes, que é do partido:
- E o governador?! Vai ser expulso ou não?

Próximo Texto: Jovem guarda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.