São Paulo, quinta-feira, 15 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PM faz diagnósticos de seus subordinados

CRISPIM ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

A Polícia Militar de São Paulo está fazendo um diagnóstico de todos os seus comandados, principalmente os de níveis mais baixos (soldados, cabos e sargentos).
O objetivo do levantamento é detectar policiais militares problemáticos, seja com relação a procedimentos, indisciplina ou qualquer outro tipo de problema.
O diagnóstico foi pedido pelo coronel Claudionor Lisboa, chefe supremo da PM, durante reunião com comandantes de unidades no dia 25 de abril. Não há prazo para a conclusão do estudo.
Com a medida, conforme a Folha apurou, Lisboa quer que cada comandante saiba quem são seus subordinados, tentando evitar, assim, surpresas desagradáveis como as de Diadema (ABCD), onde PMs foram flagrados por cinegrafista amador espancando civis. Uma pessoa foi assassinada.
As cenas de violência policial foram ao ar no dia 31 de março. Dez PMs estão presos no presídio Romão Gomes, respondendo a processo na Justiça comum. A Justiça Militar ainda não recebeu a conclusão do inquérito da PM.
O episódio foi responsável por uma das maiores crises na PM, que corre o risco até de perder seu poder caso haja mudanças na Constituição, conforme estudos que estão sendo realizados.
Levantar o moral
Ele declarou ainda que a medida não tem caráter punitivo. Serve apenas, segundo Costa, para identificar e encaminhar para reciclagem profissional, com acompanhamento psicológico, os policiais problemáticos.
"Vai servir para evitar o estresse, melhorar a condição de trabalho e levantar o moral da tropa", declarou Costa.
No entanto, a Folha apurou entre coronéis que os casos mais graves correm o risco de serem expurgados da corporação. Costa nega e afirma que os PMs mais problemáticos serão submetidos a terapias adequadas.
Segundo o subcomandante-geral, com o levantamento será possível transferir para perto de sua casa o policial militar que trabalhar muito longe.

Texto Anterior: Juiz concede indenização a vítima de bala perdida
Próximo Texto: Presos rebelados fazem acordo em SC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.