São Paulo, quinta-feira, 15 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bovespa cai 3,4%; juros e dólar sobem

LUIZ ANTONIO CINTRA
DA REPORTAGEM LOCAL

As gravações em que deputados afirmam ter recebido dinheiro para votar a favor da emenda da reeleição continuaram fazendo estragos no mercado financeiro: o dólar e os juros subiram mais uma vez e a Bolsa paulista caiu 3,4%.
O pessimismo atingiu em cheio as principais estatais do setor de telecomunicações por causa das gravações em que aparece o nome do ministro Sérgio Motta.
Nas gravações, o ministro é citado como intermediário dos supostos pagamentos.
Com isso, Telebrás PN, a ação mais negociada do mercado brasileiro, representando em média 60% dos negócios da Bovespa, chegou a cair 5%, para depois se recuperar um pouco, encerrando o dia com queda de 4%.
O pessimismo também atingiu as ações da Telesp. No final do dia, Telesp PN registrava queda de 6% -a terceira maior desvalorização do dia entre as empresas que fazem parte do Ibovespa.
O receio do mercado é o caso das gravações ganhar novos detalhes, o que poderia atingir a credibilidade do ministro Motta, que tem como principal missão levar adiante o processo de privatização do setor de telecomunicações, o qual desperta grande interesse dos investidores estrangeiros.
É em grande medida esse interesse que tem garantido o fluxo de investimentos de fora do país para o mercado brasileiro de ações.
Segundo a Bolsa paulista, neste mês as entradas superaram as saídas em R$ 206 milhões, de acordo com levantamento até o dia 9. Com isso, o saldo de janeiro até o dia 9 é de R$ 1,373 bilhão.
Juros e dólar
No mercado de juros, a taxa anual do interbancário chegou a 24,7%, para fechar a 24,05%.
Nesse caso, no entanto, o movimento de alta das taxas já vem ocorrendo desde que o governo decidiu manter a TBC estável, quando o mercado esperava que continuasse a política de queda gradual que vinha sendo regra.
Essa taxa que ontem fechou a 24,05% era de aproximadamente 20,5% ao ano antes de decisão de manter estável os juros básicos.
No mercado de dólar, o dia foi novamente de alta especialmente nos negócios da BM&F. As cotações para entrega em setembro, por exemplo, subiram 0,05%.

E-mail: mercado@uol.com.br

Texto Anterior: Denúncia contra Motta adia votação da LGT
Próximo Texto: Efeito da alta do IOF é 'nulo', diz Fenabrave
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.