São Paulo, quinta-feira, 15 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARRUAÇA POLÍTICA

Na manhã de ontem, manifestantes que se dizem filiados à Contag (Confederação dos Trabalhadores na Agricultura) quebraram vidros e portas para invadir o gabinete do ministro Antonio Kandir, em Brasília. Ministro que, na véspera, dialogava com representantes do movimento.
A prática, que se repete intoleravelmente, de invasões de repartições públicas, de propriedades agrícolas e outras manifestações que mais parecem arruaça é o melhor exemplo de como a política, espaço da negociação e do diálogo, no Brasil vem sendo conspurcada por grupelhos que preferem recorrer a gritos e pedras.
O revolucionário russo Lênin tornou célebre o conceito de "esquerdismo" como uma "doença infantil do comunismo". Ele sugeria que, ser infantil na política -já em si uma doença- é um sinal de incapacidade contraproducente.
A lembrança leninista ocorre a propósito da disseminação da prática inaceitável das invasões. O esquerdismo estouvado continua ocupando espaço no país -e de forma cada vez mais descabida. Quando um grupo ataca e depreda as instalações ministeriais onde dias antes negociava ameaça não apenas o governo, mas desqualifica as suas próprias lideranças e mancha a legitimidade de suas reivindicações.
Nos últimos dias, o ministro do Planejamento havia anunciado um aumento de 50% nos recursos do Programa Nacional de Agricultura Familiar em relação a 96. Aumento, sublinhe-se, que atende às reivindicações dos invasores.
Se um movimento alcança sucessos por meio da negociação política, mas, ainda assim, recorre à violência, está atentando contra princípios básicos da ética.
Não há democracia sem forças políticas organizadas. Mas a violência organizada, seja lá em nome de que ideal, jamais produziu justiça.
A invasão das instalações do ministério do Planejamento é gravíssima e as responsabilidades pelo ato bárbaro precisam ser urgentemente apuradas. E rigorosamente punidas, em nome da democracia.

Texto Anterior: COMPROMISSO COM O LEITOR
Próximo Texto: LIVROS "DIDÁTICOS"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.