São Paulo, sexta-feira, 16 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Evento instrui ONGs a captar recursos

Estrangeiros estão dando menos apoio

DA REPORTAGEM LOCAL

Entre os dias 19 e 22 deste mês acontece, no Rio de Janeiro, o 3º Seminário Sul-Americano de Captação de Recursos para entidades sem fins lucrativos.
O evento irá promover um intercâmbio de técnicas de obtenção de recursos financeiros para fortalecer o trabalho de ONGs (organizações não-governamentais) em vários campos da sociedade civil.
O seminário está sendo realizado pela Associação Projeto Roda Viva -ONG do Rio de Janeiro que trabalha pela construção da cidadania da criança- em conjunto com a inglesa International Fund Raising Group (grupo internacional de captação de recursos).
Devem participar do evento cerca de cem entidades sem fins lucrativos -70% brasileiras.
Nos últimos anos, as organizações têm sentido uma diminuição no apoio de entidades financeiras internacionais -até então principais fontes de recursos para a expansão de suas atividades.
"Os grupos estrangeiros estão centralizando o auxílio a países africanos com problemas sociais sérios e emergentes", diz Renato Paiva Guimarães, gerente de comunicação do Projeto Roda Viva e coordenador do seminário.
Segundo ele, as ONGs estão sendo obrigadas a buscar auxílio financeiro com maior intensidade aqui no Brasil.
Para isso, procuram o apoio de empresários, criam campanhas de mobilização da opinião pública e utilizam técnicas como telemarketing e marketing direto.
Entre os palestrantes, estará expondo seus conhecimentos David Coe, membro da comissão de captação de recursos da Anistia Internacional, uma das maiores ONGs do mundo.
"Assim como ele, vários outros representantes de ONGs estarão explicando seus processos bem-sucedidos de captação de recursos para que possam servir de exemplo a outras que estão em má situação financeira", afirma Guimarães.
Durante o seminário, também serão realizados workshops, mesas-redondas e estudos de casos. As inscrições custam R$ 350 por pessoa (inclui almoço). Informações: (021) 264-9622.

Texto Anterior: Procurador quer retirar manifestantes de parque
Próximo Texto: Professores entram em greve hoje no RS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.