São Paulo, sexta-feira, 16 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA vão reavaliar barreiras em 30 dias

DOS ENVIADOS ESPECIAIS A BELO HORIZONTE

O ministro Luís Felipe Lampreia (Relações Exteriores) afirmou ontem que a equipe técnica do governo norte-americano virá ao Brasil dentro de 30 dias para reavaliar as barreiras comerciais impostas aos produtos siderúrgicos brasileiros.
Lampreia manteve reunião de uma hora com Charlene Barshefsky, representante comercial dos EUA, na tarde de ontem para tratar dessas barreiras e das divergências na definição da forma de negociação da Alca (Área de Livre Comércio das Américas).
Segundo o ministro, ela confirmou a posição que já havia sido adiantada pelo secretário de Comércio norte-americano, Willian Daley, e afirmou que está pronta para rever as barreiras.
"Essas coisas são sempre sujeitas àquela lei da água mole em pedra dura tanto bate até que fura. O que muda agora é o tanto bate até que fura", afirmou Lampreia. "Eu acho que o governo norte-americano está se dando conta de que há necessidade de uma ação em matéria de remoção de barreiras e entraves ao nosso comércio", disse.
As discussões das sobretaxas aos produtos siderúrgicos se prolonga desde 1993. Segundo Lampreia, agora é o item da vez de uma lista de 15 questões mais difíceis no comércio bilateral.
A lista foi definida durante discussões travadas entre Lampreia e a própria Barshefsky em março deste ano, em Washington (EUA). Já foram resolvidos, em princípio, os entraves às exportações brasileiras de gasolina e camarão.
Lampreia explicou que a eliminação das sobretaxas aos produtos siderúrgicos deverá ser mais fácil porque poderá ser decidida pelo Executivo norte-americano.
Segundo Lampreia, a representante de Comércio dos EUA "não disse que concordava, mas não polemizou" sobre outros dois pontos da conversa que relacionam as barreiras comerciais com a negociação da Alca.
Lampreia explicou a ela que o governo brasileiro faz "a absoluta questão" de que as negociações sobre acesso a mercados (redução de tarifas) na Alca incluam também a discussão das barreiras dos EUA aos produtos agrícolas e têxteis.

Texto Anterior: Lei de patentes brasileira deve ser modificada, diz Lampreia
Próximo Texto: Mercosul fará negociação com o Peru
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.