São Paulo, sexta-feira, 16 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filmes 'bem-comportados' dão o tom na competição de curtas

ALMIR LABAKI
DO ENVIADO ESPECIAL A CANNES

Até a competição de curtas frustra as expectativas em Cannes 97. A seleção se mostrou descaradamente conservadora. Onze filmes de oito países foram selecionados de um total de 370 inscritos. Nenhum curta brasileiro ou latino-americano foi escolhido.
Predominam os chamados curtas "cartão de visita", ficções bem-comportadas que demonstram a competência (mínima) do realizador. O outro gênero representado é a animação. Não há documentários ou experimentais.
Quatro filmes se destacam. O italiano "Camera Obscura", de Stefano Arduino, aplica a tese de Jorge Furtado ("Ilha das Flores") -um bom curta é sobretudo a eficiente realização de uma boa idéia.
Um presidiário ganha um companheiro de cela que se dedica a abrir um buraco na parede. Inicialmente com um prego, depois com uma colher. Ao fim, o diretor surpreende com uma bela alegoria do próprio cinema. Seria a Palma de Ouro mais justa.
O britânico "Is It The Design of The Wrapper?" (É o Desenho da Embalagem?), de Tessa Sheridan, se baseia numa história do cartunista americano Jules Feiffer.
"Les Vacances" (As Férias), de Emmanuelle Bercot, mostra uma mãe que não consegue financiar a viagem de férias da filha. Um referencial brasileiro seria o "Amor Materno", de Fernando Bonassi.
Já Richard Zimmerman lembra Cao Hamburguer com o simpático "Birdhouse" (Casa de Pássaro). Um homem recebe de presente uma camaleônica massinha viva. A diversão logo se torna pesadelo.
Cannes premia curtas desde a edição inaugural. Poucos vitoriosos, como Jane Campion, fizeram história. Há dois anos Gilles Ciment assumiu a seleção visando qualificar a disputa. O avanço do ano passado é retrocesso agora. Clermont-Ferrand continua como capital dos curtas.
(AL)

Texto Anterior: Kassovitz é vaiado por 'Assassinos'
Próximo Texto: mondo cannes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.