São Paulo, domingo, 18 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estação é pior para energia

MAURO TAGLIAFERRI
DA REPORTAGEM LOCAL

Só a chegada do inverno já traz problemas para as três etapas relativas ao processo de produção e venda de energia elétrica. Um inverno mais seco tende a agravar esses problemas.
Na geração, a estação é marcada pela queda do nível d'água nas hidrelétricas. Essas usinas, que transformam a energia da água em movimento em energia elétrica, respondem por quase toda a produção nacional.
No Sul, Sudeste e Centro-Oeste, chove no verão, quando as represas ficam cheias. Com a estiagem do inverno, elas abaixam.
Como o verão passado trouxe chuva suficiente para encher os reservatórios que abrange as três regiões do país, mesmo um inverno seco não deve comprometer o abastecimento.
Segundo o diretor de geração e transmissão da Cesp (Companhia Energética de São Paulo), Mauro Arce, o nível das represas do sistema está em 86% da capacidade. Caso não chova na estação, a capacidade pode cair para 30%.
Na segunda fase do processo, a transmissão da energia (entre as usinas e os centros de consumo), a estiagem traz incêndios sob a rede elétrica.
Por fim, na terceira etapa, a distribuição da energia aos consumidores se torna mais crítica pelo aumento da demanda.
Antes mesmo de o inverno começar, as noites são mais longas, exigindo iluminação residencial, comercial e pública por mais tempo. Com o frio, há maior tendência de as pessoas se reunirem em ambientes fechados.
O consumidor aumenta a temperatura da água do banho, virando a chave do chuveiro elétrico para a posição "inverno". Isso pode até dobrar o consumo do chuveiro.
A indústria, por sua vez, entra em fase de alta produção, especialmente a partir de agosto, quando trabalha para atender aos pedidos para as festas de final de ano.
No total, estima-se que a estação force as geradoras a produzir 10% a mais de energia. No ano passado, as usinas da Cesp geraram 10 mil megawatts-hora em janeiro e 11 mil por mês de julho a novembro.

Texto Anterior: SP pode passar inverno com torneira seca
Próximo Texto: Pior racionamento foi em 1994
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.