São Paulo, domingo, 18 de maio de 1997
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O que entrou nos cálculos

DA REDAÇÃO

Os cálculos sobre o custo financeiro de três opções de transporte consideraram um carro "popular" que custa R$ 11.900 na loja.
Os gastos burocráticos (placa, IPVA, seguro etc.) seriam imediatas.
Após um ano, o carro estaria valendo R$ 10.500.
Faz cerca de 12 km por litro de gasolina. Tomou-se como hipótese que o motorista percorre 1.000 km por mês, que a gasolina custa R$ 0,80/l e que o veículo está na garantia (exclui gastos extras de manutenção).
Na opção do transporte coletivo, uma pessoa faria duas viagens de metrô e duas de ônibus por dia para percorrer a mesma distância que com o carro, gastando R$ 102 mensais.
Considerando os mesmos 1.000 km por mês (perto de 33 km por dia), outra pessoa gastaria cerca de R$ 35 diários com táxi. Esse valor equivale a R$ 1.050 mensais.
Ambos disporiam dos mesmos R$ 13.590 exigidos pelo carro "popular", mas aplicariam o dinheiro a 1,2% líquido ao mês e iriam retirando parcelas para custear o transporte escolhido.
Nessas opções foi computada uma receita de R$ 100 por mês com o aluguel de uma vaga na garagem.

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