São Paulo, domingo, 18 de maio de 1997 |
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Por que é tão difícil escrever um bom texto?
MÔNICA RODRIGUES COSTA
A sensação do crítico muitas vezes é análoga à que descreve o professor e crítico literário Antonio Candido, no ensaio "Literatura e Subdesenvolvimento". O jornalista, encarregado da tarefa, deve opinar sobre montagens como se estivesse refletindo sobre alguma obra-primam, e não dá para analisar uma peça de má qualidade como um "Hamlet". "Encontre a Boneca Baby Blue", por exemplo, situa-se entre uma peça sobre circo e o que é conhecido como trabalho de clown no teatro. O clown seria o desenvolvimento de um palhaço com personalidade própria. Os clowns Tulipa e Tabefe procuram a boneca Baby Blue, que desapareceu. Na busca, decifram um objeto não-identificado, oferecendo charadas e soluções para os temas de que tratam nos diálogos. O aparecimento da boneca acontece sem clímax ou surpresa. Apesar do bom preparo técnico das atrizes, o espetáculo não tem texto (de Paulo Drumond e Marcya Harco) com validade estética. Não há trabalho com a linguagem -jogos fônicos, trocadilhos inventivos, metáforas imaginosas- como se observa nas peças de Büchner ou de Brecht. Além dos diálogos, há outros elementos cênicos passíveis de elaboração estética, como cenário, figurinos ou iluminação, assim como a representação. Marcya Harco e Vera Ferreira, as atrizes, que se revezam em vários papéis, têm ótimo alcance e flexibilidade de voz. Sabem igualmente construir personagens com um repertório diferenciado de gestos e expressões. Mas, apesar de serem palhaços, não conseguem fazer rir a platéia. É que o texto não tem apelo. A iluminação é rígida, a cenografia, limitada. "A Floresta das Fábulas" Outra peça que se perde na proposição, sem conseguir realizar um trabalho consistente, é "Floresta das Fábulas", com texto de Aziz Bajur e direção de Antonio de Andrade. Em primeiro lugar, há uma dissociação entre o tema proposto e o conteúdo da mensagem. Como espectadora, imaginei que iria assistir a uma série de fábulas, uma vez que o título sugere multiplicidade. A montagem desenvolve -e mal- o ensinamento da fábula do leão e do ratinho. As outras, sugeridas na montagem, são de difícil percepção para crianças. "Mal" significa a ausência de peripécia que conduza à resolução de algum problema. A peça faz uma abordagem teórica, ou seja, tenta dar lições de vida na falação, quando se sabe que o exemplo a ser transmitido à criança é melhor compreendido quando ocorre por meio da ação. Peça: Encontre a Boneca Baby Blue Elenco: Marcya Harco e Vera Ferreira Onde: TBC (r. Major Diogo, 315, tel. 606-4408) Quando: sábados e domingos, às 16h Quanto: R$ 5,50 Peça: A Floresta das Fábulas Elenco: Marli Alheiros, Edmilson Cordeiro, entre outros Onde: Centro Cultural São Paulo (r. Vergueiro, 1.000, tel. 277-3611) Quando: sábados e domingos, às 16h Quanto: R$ 5,50 Texto Anterior: Nascimento apimenta Tio Sam Próximo Texto: Skowa toca músicas que queria ter feito Índice |
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