São Paulo, domingo, 18 de maio de 1997
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Por que é tão difícil escrever um bom texto?

MÔNICA RODRIGUES COSTA
EDITORA DA FOLHINHA

É constrangedor criticar o teatro para crianças em São Paulo. Isso porque a maioria das histórias levadas ao palco é ruim.
A sensação do crítico muitas vezes é análoga à que descreve o professor e crítico literário Antonio Candido, no ensaio "Literatura e Subdesenvolvimento".
O jornalista, encarregado da tarefa, deve opinar sobre montagens como se estivesse refletindo sobre alguma obra-primam, e não dá para analisar uma peça de má qualidade como um "Hamlet".
"Encontre a Boneca Baby Blue", por exemplo, situa-se entre uma peça sobre circo e o que é conhecido como trabalho de clown no teatro. O clown seria o desenvolvimento de um palhaço com personalidade própria.
Os clowns Tulipa e Tabefe procuram a boneca Baby Blue, que desapareceu. Na busca, decifram um objeto não-identificado, oferecendo charadas e soluções para os temas de que tratam nos diálogos. O aparecimento da boneca acontece sem clímax ou surpresa.
Apesar do bom preparo técnico das atrizes, o espetáculo não tem texto (de Paulo Drumond e Marcya Harco) com validade estética.
Não há trabalho com a linguagem -jogos fônicos, trocadilhos inventivos, metáforas imaginosas- como se observa nas peças de Büchner ou de Brecht.
Além dos diálogos, há outros elementos cênicos passíveis de elaboração estética, como cenário, figurinos ou iluminação, assim como a representação.
Marcya Harco e Vera Ferreira, as atrizes, que se revezam em vários papéis, têm ótimo alcance e flexibilidade de voz. Sabem igualmente construir personagens com um repertório diferenciado de gestos e expressões. Mas, apesar de serem palhaços, não conseguem fazer rir a platéia. É que o texto não tem apelo. A iluminação é rígida, a cenografia, limitada.
"A Floresta das Fábulas"
Outra peça que se perde na proposição, sem conseguir realizar um trabalho consistente, é "Floresta das Fábulas", com texto de Aziz Bajur e direção de Antonio de Andrade.
Em primeiro lugar, há uma dissociação entre o tema proposto e o conteúdo da mensagem. Como espectadora, imaginei que iria assistir a uma série de fábulas, uma vez que o título sugere multiplicidade. A montagem desenvolve -e mal- o ensinamento da fábula do leão e do ratinho. As outras, sugeridas na montagem, são de difícil percepção para crianças.
"Mal" significa a ausência de peripécia que conduza à resolução de algum problema. A peça faz uma abordagem teórica, ou seja, tenta dar lições de vida na falação, quando se sabe que o exemplo a ser transmitido à criança é melhor compreendido quando ocorre por meio da ação.

Peça: Encontre a Boneca Baby Blue
Elenco: Marcya Harco e Vera Ferreira
Onde: TBC (r. Major Diogo, 315, tel. 606-4408)
Quando: sábados e domingos, às 16h
Quanto: R$ 5,50

Peça: A Floresta das Fábulas
Elenco: Marli Alheiros, Edmilson Cordeiro, entre outros
Onde: Centro Cultural São Paulo (r. Vergueiro, 1.000, tel. 277-3611)
Quando: sábados e domingos, às 16h
Quanto: R$ 5,50

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