São Paulo, domingo, 18 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Líder muda nomes do país

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Entre as cruzadas do líder rebelde Laurent Kabila está a mudança do nome de seu país de Zaire para República Democrática do Congo, como era chamado antes de 1971.
Em seu avanço a partir do extremo leste do país, Kabila veio rebatizando os locais que conquistou com seus nomes originais e diz que vai emitir uma nova moeda, o franco congolês, em substituição ao atual novo zaire.
Mas os rebeldes ainda não definiram como evitar confusão com o nome do país vizinho, que também se chama Congo.
Com a independência em 1960, o Congo Belga passou a se chamar República do Congo, ganhando o adjetivo "democrática" em 1964.
Em 1971, seis anos após chegar ao poder, Mobutu Sese Seko rebatizou rios, cidades e o país e baniu roupas e prenomes cristãos.
Ironicamente para Mobutu, a palavra "Zaire" não tem origem nativa. Ela seria um erro de pronúncia dos portugueses, que, ao chegar à África no século 15, foram apresentados ao rio Congo (ou Zaire), chamado então de "nzadi" -que, na língua local, significaria apenas "rio".

Texto Anterior: Suíça bloqueia bens de Mobutu
Próximo Texto: Serviço secreto acumula 180 km de arquivos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.