São Paulo, domingo, 18 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Volta às aulas

A Universidade de São Paulo tem um programa voltado apenas quem tem mais de 50 anos. O objetivo da Universidade Aberta à Terceira Idade é reintegrar essas pessoas à sociedade. Para isso, oferece vagas em diversas disciplinas dos cursos de graduação, além de atividades culturais e físicas, todas gratuitas.
Irene Kioko Tomita, coordenadora do programa desde 1992, ressalta que a idéia é dar "algo mais" do que simples passatempos.
"Procuramos propor cursos com maior fundo cultural. Além disso, nos preocupamos em oferecer atividades nos quais os idosos treinem coordenação motora e memorização", explica.
Como a função do programa é ser pessoal, e não acadêmico, qualquer pessoa pode participar, mesmo sem ter escolaridade. "Basta ter mais de 50 anos e conseguir acompanhar o curso que escolheu", explica Irene.
A procura é grande e nem sempre há vagas para todos. Mesmo assim, a coordenadora diz que muitas pessoas ainda deixam de fazer as atividades em razão do próprio preconceito: "Os próprios idosos se marginalizam, se afastam da sociedade, porque se sentem velhos".

Texto Anterior: Atividades para maiores de 40 anos
Próximo Texto: Uma geral em Minas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.