São Paulo, domingo, 18 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Síndrome do ninho vazio

Se você convive com alguma pessoa de mais de 60 anos e ela costuma se queixar de dores, mal-estar, apatia, inapetência e tem tido um sono agitado, preste atenção: esses são os sintomas da depressão na terceira idade.
O psiquiatra Mário Louzã Neto, um dos autores do livro "Depressão na Terceira Idade", explica que o idoso, ao contrário do jovem, costuma apresentar mais queixas somáticas (como as descritas acima) e menos manifestações de ordem sentimental ou afetiva.
"Às vezes, o paciente faz uma porção de exames e nenhuma doença é constatada", diz Louzã.
Entre os fatores que desencadeiam a depressão nesta época da vida, estão a aposentadoria, a frequente queda no padrão de vida e a confrontação com o próprio envelhecimento, além de modificações no sistema nervoso.
Nas mulheres, as alterações hormonais da menopausa se associam ao que os psiquiatras chamam informalmente de "síndrome do ninho vazio": como a mãe passou a vida praticamente em função dos filhos, quando eles saem de casa, ela fica sem saber o que fazer.
O tratamento é feito com medicamentos antidepressivos e acompanhamento psiquiátrico ou psicoterápico.
"Vencida a depressão, é fundamental que se ofereçam opções para que o idoso se sinta útil, acolhido e respeitado", conclui.

Texto Anterior: Grisalhos turbinados
Próximo Texto: Atividades para maiores de 40 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.