São Paulo, domingo, 18 de maio de 1997
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Exclusividade costuma ser pré-requisito

Panasonic avalia autorizados

DA REDAÇÃO

As empresas detentoras de marcas trabalham com seus autorizados de maneiras diferentes.
A Panasonic, por exemplo, classifica os seus parceiros de acordo com a sua capacidade técnica. Os melhores profissionais recebem avaliação AA. A escala vai até C.
"Dessa maneira, conseguimos monitorar os serviços prestados pelos nossos autorizados", afirma Shigueru Inomata, 56, chefe de administração de oficinas.
Brastemp, Consul e Semer, que são representadas pela marca Brasmotor, cadastram os autorizados por meio de um sistema semelhante ao de franquias.
"Exigimos exclusividade dos autorizados apenas nos grandes centros urbanos", diz Jorge Mottecy Filho, 39, gerente-geral de assistência ao consumidor da marca Brastemp.
A Sanyo não cobra exclusividade de seus parceiros. Prefere trabalhar com quem já tem experiência no ramo, escolhendo autorizados pelo tempo de existência da oficina e pelo tipo de assistência que ela oferece. Outro fator que dá flexibilidade às oficinas é a entrada de mercadorias importadas.
Já que as oficinas autorizadas estão trabalhando com diversas marcas estrangeiras, a Olivetti começa a repensar a sua política de exclusividade, segundo Henrique Gimenez, 39, gerente de operações da empresa.

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