São Paulo, domingo, 18 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como montar uma cafeteria?

Marco Antonio de Oliveira (São Paulo, SP)
O investimento inicial para montar uma cafeteria vai variar de acordo com tamanho e tipo de estabelecimento desejado.
No caso de uma cafeteria simples, os gastos ficam em torno de R$ 12 mil. Com esse valor, o empreendedor poderá comprar um balcão frigorífico, freezer, refrigerador, espremedor, liquidificador, forno elétrico, estufa para salgados, balcão para frios e doces, caixa, banquetas, mesas e cadeiras.
Esse valor prevê também os gastos para formar o estoque inicial e capital de giro.
O retorno médio desse tipo de negócio é de 12 meses, e o lucro em torno de 25% do faturamento.
O primeiro passo para montar o negócio é escolher um ponto comercial, localizado em região de grande fluxo de pedestres. É interessante que ele fique próximo de um centro comercial, de escritórios ou escolas.
Na verdade, o café pode se tornar um chamariz para outros produtos de maior lucro (salgadinhos, doces, chocolates, chás, sucos, sanduíches, balas e cigarros).
O empreendedor pode ainda oferecer "pacotes" de café da manhã com preços e itens pré-definidos para aumentar o movimento no período da manhã.
A escolha do público-alvo determinará as características do empreendimento, como tamanho, decoração, equipamentos e produtos oferecidos.
Atualmente, uma forte tendência do mercado são os cafés aromatizados ou preparados a partir de receitas especiais.
Existem também os cafés servidos com bebidas alcoólicas, cremes, sorvetes ou mesmo os descafeinados.
A maioria dos estabelecimentos optam pelo aluguel das máquinas, reduzindo o investimento inicial e os gastos com manutenção. Isso permite ainda que o empresário garanta uma troca rápida do equipamento em caso de quebra.
Para a abertura da empresa, o empreendedor deverá providenciar registro na Junta Comercial, Secretaria da Fazenda, prefeitura, INSS e sindicato patronal.
O interessado deverá pesquisar na prefeitura de sua cidade as exigências quanto à instalação, localização e vigilância sanitária, além do alvará de funcionamento.
No caso de estabelecimentos que preparam refeições, o Código Sanitário é bastante minucioso e deverá ser consultado com atenção.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade, ou pelo e-mail: tudo@uol.com.br. Elas serão respondidas pela equipe técnica do Sebrae exclusivamente nesta seção.

Texto Anterior: Livro aborda a comunicação na empresa
Próximo Texto: Redes de limpeza podem excluir ponto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.