São Paulo, domingo, 18 de maio de 1997
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Redes de limpeza podem excluir ponto

DANIELA AUGUSTO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Franquias da área de limpeza permitem a abertura de um negócio sem ponto. E melhor: o investimento é relativamente baixo.
Nesse segmento, há diversas especializações: limpeza comercial e/ou residencial, limpeza de fachadas, remoção de pichações e até mesmo proteção (veja quadro).
"O empresário pode ter uma franquia 'home-base', ou seja, na sua própria casa", comenta Renato Ticoulat Neto, 39, master-franqueado da Jani King.
A rede tem 85 franquias e todas elas funcionam na própria casa dos franqueados.
Semanalmente, Ticoulat Neto faz uma palestra para mostrar aos interessados nesse tipo de negócio como funciona a Jani King, que oferece treinamento diversificado para os seus franqueados.
Odailton Gurzoni, 48, é especializado em limpeza de colégios. "Investi R$ 20 mil há dois anos. Hoje, chego a faturar R$ 50 mil por mês", afirma.
O baixo investimento foi o principal atrativo para Oswaldo Duduch Júnior, 29, candidato à franquia da Jani King. "É um negócio muito atraente."
Ele é dono de dois centros automotivos e agora pretende se dedicar a uma franquia.
A rede Limpidus está ampliando suas unidades. Segundo Fernando Sodré, 37, franqueador, a rede procura master-franqueados em Salvador (BA) e Curitiba (PR) e também nos países do Mercosul (Mercado Comum do Sul).
A empresa tem 120 unidades próprias e 65 franqueadas.
Cuidados
O candidato a empresário deve tomar uma série de cuidados antes de virar um franqueado.
A afirmação é de Hélio Hattori, 29, vice-presidente da ABF (Associação Brasileira de Franchising).
Segundo ele, além de pegar todas as informações sobre a empresa, o futuro franqueado precisa ("necessariamente") tomar conhecimento sobre o tipo de negócio, o investimento e, principalmente, conhecer em detalhes o contrato. (DANIELA AUGUSTO)

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