São Paulo, domingo, 18 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade fatura com novela das seis

CRISTIANA COUTO
ENVIADA ESPECIAL A AVARÉ (SP)

A atual novela das seis da Globo, "O Amor Está no Ar", está mudando o cotidiano dos 72 mil habitantes de Avaré (268 km a oeste de São Paulo). Desde janeiro, gravações externas da novela são feitas na cidade.
Pelo menos 70 moradores de Avaré participam da novela. Bombeiros, adestradores, mergulhadores, funcionários de hotel e até um advogado participaram das filmagens das cenas de busca da personagem Luíza (Natália Lage), gravadas nos dias 9 e 10 de maio e programadas para irem ao ar a partir de amanhã.
"Fechei o meu escritório por dois dias", conta o advogado Lauro Russo, que pilotou sua própria lancha, interpretando um bombeiro.
Com gravação prometida para o dia 24, quando será locutor de um evento que apresenta o personagem Vicente (Tuca Andrada), o coordenador de Turismo de Avaré, Tadeu de Almeida, está na produção de "O Amor Está no Ar" desde outubro.
Almeida acompanhou o diretor Ignácio Coqueiro e equipe na escolha das locações. "Ele ficou maravilhado com a represa Jurumirim", lembra Almeida.
Os quatro cenários fixos de Avaré -que leva o nome fictício de Ouro Velho- viraram locais de visitação. A principal locação é o Hotel Península -na novela o parque aquático da empresa Estrela Dourada.
"A novela mostra um lado que muita gente da própria cidade não conhece", diz o gerente do hotel, Roberto Carvalho, que também fornece 45 funcionários como "suporte" às gravações.
Os funcionários participam como figurantes e já se habituaram à linguagem dos bastidores.
Levi Rodrigues da Silva, o encarregado náutico, já participou de oito gravações.
Escondido na cabine do barco, Silva orienta Natália Lage e Rodrigo Santoro (Léo) a ancorar e a sair com as embarcações nas gravações. "Passei tudo o que sabia e agora eles já estão bons", diz Silva, que gosta de saber antes o que vai acontecer na novela.
A cidade já sediou a minissérie "Boca do Lixo" (1990). Agora, com o "Amor Está no Ar", o comércio está mais otimista.
Aproveitando a onda, a imobiliária Terra Verde lançou um loteamento na represa Jurumirim com o slogan "típico de cenário de novela". O Avaré Country Clube reativou seu restaurante depois que a novela entrou no ar. "Os sócios começaram a vir mais", comemora Alberto Sabbato, um dos diretores.
"Com um mês de novela, o movimento de hotéis e clubes aumentou 20% nos fins de semana", calcula Almeida, coordenador de Turismo.

Texto Anterior: Laboratório revela novos protagonistas
Próximo Texto: TV PUC transmite a série "Diálogos"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.