São Paulo, quinta-feira, 22 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Renda aumenta 3,1% em janeiro, diz Ipea

SE
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os trabalhadores tiveram aumento de 3,1% na renda real média em janeiro de 97, em comparação com o mesmo período do ano passado. Esse crescimento, no entanto, foi desigual quanto à escolaridade do trabalhador.
O grupo com até quatro anos completos de estudo teve crescimento da renda de 9%, enquanto o de cinco a oito anos acumulou ganhos de 4,8% no período de janeiro de 96 a janeiro de 97.
Os trabalhadores com maior instrução -acima de 12 anos de estudo- tiveram perda de renda. O índice acumulado foi negativo em 3,1%.
Esses dados são do boletim "Mercado de Trabalho - Conjuntura e Análise", publicado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e divulgado ontem. O editor do boletim, Lauro Ramos, disse que esse comportamento pode ser explicado pelos ganhos provocados pelo Plano Real.
É que, com a estabilidade da inflação, os trabalhadores com renda mais baixa tendem a ter maiores ganhos.
"O processo redistributivo reduz o nível da pobreza e a mão-de-obra menos qualificada teve ganhos de renda", afirmou.
Maiores e menores
Nas seis regiões metropolitanas pesquisadas pela PME (Pesquisa Mensal de Emprego), do IBGE, os maiores ganhos ficaram com a região Nordeste. Salvador registrou o maior crescimento, com 8%, seguido de Recife, com 5,1%.
Os menores crescimentos ficaram com São Paulo, 1,8%, e Belo Horizonte, 2,1%.
Nesse mesmo período, o mercado de trabalho registrou recuperação dos empregos com carteira assinada. Esse comportamento, ainda segundo o Ipea, pode estar ligado a fatores sazonais.

Texto Anterior: Governo vai lançar US$ 1 bi em títulos
Próximo Texto: Força leva a Paiva proposta de redução
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.