São Paulo, sexta-feira, 23 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CMN muda regras para endividamento

Medida atinge estatais e bancos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo tornou mais difícil ontem o endividamento de empresas estatais e bancos estaduais. A partir de agora, os bancos estaduais que não possuírem uma classificação de risco igual ou superior ao da União não poderão captar recursos externos.
As estatais (estaduais e municipais) deverão se submeter à avaliação de uma empresa de classificação de risco e apresentar desempenho também igual ou superior ao da União. Caso a classificação fique abaixo disso, deverão guardar o valor do empréstimo no seu orçamento (fazer provisionamento).
Anteriormente, apenas os Estados e municípios tinham que apresentar sua classificação de risco para captar recursos no exterior.
Os bancos estrangeiros dispostos a emprestar para estatais e bancos estaduais também deverão ser conhecidos no mercado, conforme determinou ontem o CMN (Conselho Monetário Nacional).
O CMN também determinou o controle sobre a emissão de debêntures (títulos de empresas não-financeiras) privadas por Estados, municípios e suas estatais.

Texto Anterior: CPI acha cheque em conta de Marquezelli
Próximo Texto: Idéias às avessas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.