São Paulo, sexta-feira, 23 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veja como funciona a liga

DA REPORTAGEM LOCAL

O primeiro campeonato da WNBA (versão feminina da NBA, a liga profissional norte-americana de basquete) começa no dia 21 de junho.
A WNBA tem um total de oito times, divididos em duas conferências, Leste e Oeste.
São eles: Charlotte Sting, Cleveland Rockers, Houston Comets e New York Liberty, na Leste, e Los Angeles Sparks, Phoenix Mercury, Sacramento Monarchs e Utah Starzz, na Oeste.
Cada equipe disputará 28 jogos na fase classificatória. As duas melhores de cada conferência vão aos playoffs (mata-mata). As semifinais acontecem em 28 de agosto, e a final, no dia 30 do mesmo mês.
As regras da WNBA são similares às da NCAA (campeonato universitário).
Cada equipe conta com dez jogadoras em seu plantel. Na NBA, cada time tem 12 atletas.
As partidas terão um total de 40 minutos -divididos em dois períodos de 20 minutos. Na NBA, são quatro períodos de 12 minutos. O tempo para o arremesso à cesta é de 30 segundos, contra 24 na NBA.
A marcação às atletas adversárias pode ser feita individualmente ou por zona. Na NBA, só a marcação homem a homem é permitida.
A bola usada é um pouco menor do que na liga masculina, e a linha de três pontos, mais próxima do aro.

Texto Anterior: Time pede que ala se apresente em forma
Próximo Texto: Utah bate Houston e avança na decisão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.