São Paulo, sábado, 24 de maio de 1997![]() |
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Negócios atraem mais turistas ao Brasil Negócio atrai mais turistas ao Brasil SHIRLEY EMERICK
Em 96, 26% dos turistas estrangeiros entraram no país pelos aeroportos de São Paulo. O Rio de Janeiro, tradicional ponto de ingresso, caiu para o segundo lugar, com 25%, e em terceiro lugar ficou o Rio Grande do Sul: 23%. O Rio continua sendo a cidade brasileira mais visitada. Do total de turistas, 30% ficam no Rio e 22,4% passeiam em São Paulo. No ano passado, 2,21 milhões de estrangeiros visitaram o Brasil. Em 95, foram 2,05 milhões. Esses são os dados mais recentes da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), divulgados ontem. O presidente da entidade, Caio Luiz de Carvalho, disse que o segmento negócios está influenciando o crescimento do turismo em todo o país. "A globalização e as atividades do Mercosul são as causas desse crescimento. O Brasil é hoje o 5º maior mercado do mundo", disse. Em 96, segundo o estudo de demanda da Embratur, o turismo empresarial foi de 24,6% do total, contra 22% em 95. Em contrapartida, o turismo como lazer motivou 67,2% das viagens ao Brasil, contra 69,5% no ano anterior. A renda média anual do turista que visitou o Brasil aumentou. No ano passado, ela foi de US$ 41,46 mil. Em 95, era de US$ 39,6 mil. O turista que entrou no país por São Paulo tem uma renda média anual de US$ 66.465,53. Em 95, 22% das reclamações eram sobre sinalização turística. Dos turistas, 21,8% se queixaram da limpeza urbana e 16,1% da segurança pública. Esses três itens permanecem como os principais problemas, mas o índice de reclamações caiu. Mais da metade dos turistas brasileiros visitaram os EUA em 96. Não utilizaram os serviços de agências de viagens e permaneceram cerca de 16,92 dias no exterior. A renda mensal média do turista brasileiro é de apenas 10% do turista estrangeiro: US$ 3.865,79. Mas o gasto médio é maior. Enquanto que o turista nacional gasta US$ 90,67 em média por dia, o estrangeiro gasta aqui US$ 70,30. Texto Anterior: Para Malan, PIB confirma cautela da equipe Próximo Texto: Perfil do turista Índice |
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