São Paulo, sábado, 24 de maio de 1997
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Produtora não quer mais publicidade

CELSO FIORAVANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

No ano em que completa dez anos de vida, a VídeoFilmes faz um acordo com a administradora de cartões de crédito Credicard que vai devolver à produtora carioca sua vocação inicial: a produção de documentários e ficção.
"Não existe mais o departamento de publicidade. Esse acordo significa um retorno ao ideal de nossa fundação", disse Walter Salles Jr.
"Durante o governo Collor ficou impossível seguir com os documentários e tivemos que apelar para a publicidade, para sustentar a nossa produção", disse João Moreira Salles, o outro sócio.
O acordo surgiu quando o projeto "Futebol", de João Moreira Salles ("América"), foi apresentado à Credicard. A empresa se interessou, mas com a condição de que fosse o patrocinador único.
Este tipo de patrocínio viabiliza a produção, pois possibilita a retirada imediata do dinheiro da lei de incentivo, só autorizada quando o valor total do projeto é atingido.
"Mesmo com um roteiro premiado, utilizando as leis de incentivo e trabalhando com duas das maiores atrizes brasileiras, a Marília Pêra e a Fernanda Montenegro, demorei dois anos para recolher os patrocínios", disse Salles Jr.
Nesse acordo, a Credicard se aproveita da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura e investe US$ 3,5 milhões em quatro projetos da produtora.
O anúncio foi feito na última quarta-feira, na Pinacoteca do Estado, em São Paulo, com a presença de Walter Salles Jr., João Moreira Salles (ambos da VídeoFilmes), Carlos Alberto Piazza (diretor de marketing da Credicard), Moacir de Oliveira (secretário de incentivo do Ministério da Cultura).
Também estava presente Luiz Fernando Carvalho, o primeiro diretor alheio à produtora a se beneficiar com o acordo. Carvalho vai realizar seu primeiro longa-metragem em cinema, "Lavoura Arcaica", baseado no livro de Raduan Nassar. "Vamos abrir espaços para diretores que tenham um olhar humanista. Os mestres precisam continuar filmando, mas o cinema também precisa de oxigenação", disse Walter Salles.
Os outros projetos beneficiados são a série para cinema e TV "Futebol" (leia texto nesta página) e os longas "Central do Brasil" e "Contagem Regressiva".
A partir de agora, todo projeto da produtora carioca será oferecido à Credicard. É o caso de "Nômades", a próxima empreitada de João Moreira Salles (leia texto nesta página).
O grupo Corpo e a multinacional Shell têm, há vários anos, um acordo semelhante, que dá à companhia mineira de dança liberdade de criação artística sem a preocupação com a busca patrocínio. Parece que a dobradinha deu certo, pois o grupo é hoje o mais conceituado da área no país.
(CF)

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