São Paulo, domingo, 25 de maio de 1997
Texto Anterior | Índice

Doenças se agravam com maior facilidade

NOELLY RUSSO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os principais problemas que podem aparecer ou se agravar com a falta de alimentação adequada são vários. A desnutrição enfraquece o sistema imunológico da pessoa.
O paciente subnutrido tem mais dificuldade com cicatrização de feridas operatórias e está propício a ter feridas provocadas pelo longo tempo de permanência na cama.
As infecções respiratórias e complicações cirúrgicas são frequentes em pacientes desnutridos. A reabertura de cortes e feridas também é mais comum nesses pacientes.
Solução
Para o caso de pacientes que estejam impossibilitados de se alimentar por via oral por períodos longos, a solução é a alimentação enteral ou parenteral, segundo Dan Witzberg. "Se aplicado precocemente, esse tipo de alimentação pode impedir o agravamento do quadro de doença do paciente."
A alimentação enteral é administrada por um tubo ligado diretamente ao sistema digestivo. A parenteral é aplicada diretamente em um artéria grande, que distribui os nutrientes para o organismo. São indicadas para pessoas muito enfraquecidas e pacientes graves.
"Em geral, esse tipo de alimentação salva vidas, não as tira. Mas o procedimento para preparo e administração tem de ser rigorosamente seguido", diz Waitzemberg.

Texto Anterior: SUS tem 50% de pacientes desnutridos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.