São Paulo, domingo, 25 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CEF deverá exigir poupança de mutuário

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A CEF (Caixa Econômica Federal) pretende vincular o financiamento habitacional para a classe média à abertura de uma conta de caderneta de poupança.
Dessa forma, os empréstimos só deverão ser concedidos aos interessados que já tenham uma poupança. A regra valeria só para empréstimos com recursos próprios.
Ou seja, não incluiria financiamentos habitacionais feitos com recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e destinados às famílias com renda de até 12 salários mínimos (R$ 1.344).
As mudanças em estudo valeriam apenas para os financiamentos acima dessa faixa, isto é, para a classe média. Seria exigida uma poupança habitacional por um determinado período de depósitos.
A proposta está sendo negociada com os ministérios da Fazenda e do Planejamento e com o Banco Central. A expectativa é que as mudanças ocorram até o final de junho. Os primeiros financiamentos dentro das novas regras seriam concedidos a partir de abril de 98.
Com o tempo, a nova modalidade de financiamento substituiria a atual carta de crédito destinada para a classe média.

Texto Anterior: Compra pode ser financiada em 30 anos
Próximo Texto: Poluição atrapalha boa infra-estrutura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.