São Paulo, domingo, 25 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda a metodologia da pesquisa

DA REDAÇÃO

O Datafolha entrevistou para a pesquisa sobre felicidade 2.698 pessoas (49% de homens e 51% de mulheres), em 128 municípios de todas as unidades da federação nos dias 19 e 20 de dezembro de 1996.
A pesquisa Datafolha é um levantamento por amostragem estratificada por sexo e idade com sorteio aleatório.
O conjunto da população acima de 16 anos do país é tomada como universo da pesquisa e dividido em quatro sub-universos que representam as regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Norte/Centro-Oeste.
Em cada sub-universo, os municípios são agrupados de acordo com a localização e nível socioeconômico. Por meio de uma série de sorteios, são determinados os municípios, bairros, ruas e, finalmente, os indivíduos -35% da pesquisa foi realizada na região metropolitana e 65 no interior.
A margem de erro desse processo de amostragem é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um intervalo de confiança de 95%.
Dentre os entrevistados, 63% tem primeiro grau; 29%, segundo; e 9%, nível superior; 75% tem renda familiar até 10 salários mínimos; 15%, de 10 a 20; e 10%, superior a 20.
Essa pesquisa é uma realização da Gerência de Pesquisas de Opinião do Datafolha.

Texto Anterior: Beleza está em alta e não é problema
Próximo Texto: O triunfo da subjetividade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.