São Paulo, domingo, 25 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O país mais feliz do mundo

ADRIANO SCHWARTZ
EDITOR-ADJUNTO DO MAIS!

A maioria dos brasileiros se considera feliz e uma grande parte deles acha que o Brasil é o país mais feliz do mundo, revela pesquisa Datafolha realizada com 2.698 pessoas em todo o território nacional.
Estão satisfeitos com a própria vida 65% dos brasileiros e 43% dizem que não há país mais feliz no planeta (veja quadro abaixo).
No entanto, pouco mais de um quinto dos entrevistados (23%) acha que seus conterrâneos são felizes -e o Brasil ocupa a segunda posição como país mais infeliz do mundo, atrás apenas da África (genericamente) e da Etiópia -empatadas- e à frente, por exemplo, da Bósnia e de Angola.
Apesar disso, 81% gostam de ter nascido no Brasil, enquanto 15% se dizem mais ou menos felizes e somente 3% se declaram infelizes.
O brasileiro está também satisfeito com a vida sexual, aparência física, casamento e trabalho.
Os brasileiros mais felizes são os homens, os brancos, os viúvos, os seguidores de religiões evangélicas, os que têm mais de 60 anos e os que recebem mais de 20 salários mínimos por mês.
Apenas 3% dos brasileiros se consideram infelizes no geral.
Insatisfações
A política é o item que mais provoca insatisfação no brasileiro. Entre os entrevistados, 37% afirmam estar infelizes com a maneira pela qual a questão é conduzida no país -só 21% afirmam o oposto.
O presidente (34%) e o Congresso (24%) são apontados como as instituições que mais podem influenciar a felicidade do país.
A pesquisa mostra números equilibrados em relação ao salário: 34% se dizem felizes; 36%, mais ou menos felizes; e 29%, infelizes.
O trabalho não parece ser, por outro lado, motivo de desagrado. A maioria dos brasileiros (61%) está contente com o que faz.
O casamento também está em alta, segundo o Datafolha. Entre os entrevistados casados ou amigados, 76% declaram estar felizes, e 4%, infelizes.
Aliás, para a maioria dos brasileiros (55%) -principalmente para os homens (65%)- "é impossível ser feliz sozinho".

Texto Anterior: Comoção pelos direitos da criança
Próximo Texto: Em relação à sua vida, você se considera:
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.