São Paulo, domingo, 25 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pequenos crescem

MARTA AVANCINI
DE PARIS

O desencanto dos franceses com a política deve beneficiar os pequenos partidos, que apresentaram uma tendência de crescimento durante a última semana.
Os ecologistas e agremiações de esquerda cresceram, em geral, meio ponto percentual, enquanto RPR-UDF e o Partido Socialista perderam meio ponto cada.
Mesmo que não passem para o segundo turno, os pequenos podem ser importantes na hora de apoiar as agremiações maiores.
E são deles as propostas mais radicais. O Movimento dos Cidadãos, por exemplo, quer o abandono total do projeto de criação da moeda única européia.
Frente Nacional
O desempenho da Frente Nacional (extrema direita), o partido liderado por Jean-Marie Le Pen, é outro fator que pode ser decisivo.
O partido, que tem entre suas propostas a expulsão dos imigrantes da França, conta com a simpatia de cerca de 15% do eleitorado.
Apesar do percentual alto, a FN não tem apoio suficiente para vencer em vários distritos -deve eleger um ou dois deputados. Mas seus votos serão cobiçados por esquerda e direita no segundo turno.
(MA)

Texto Anterior: Direita e esquerda prevêem disputa acirrada
Próximo Texto: Direita e esquerda prevêem disputa acirrada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.