São Paulo, domingo, 25 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jovens quartos

MARCELO LIMA

Rejeitando as propostas infantis e a sobriedade dos ambientes adultos, adolescentes definem seus quartos
Delimitar terreno dentro de casa e criar um espaço de convivência, ao mesmo tempo funcional e personalizado, parece ser a principal preocupação dos "teens" na hora de definir a decoração de seus quartos.
Não mais adaptados aos ambientes decorados para crianças e rejeitando a sobriedade dos adultos, eles interferem hoje na definição do estilo de seus quartos e dividem a assinatura dos projetos com os decoradores.
Como exigências, disponibilidade de espaço para receber os amigos e mobiliário personalizado, para acumular uma quantidade sempre crescente de objetos.
Para a decoradora Flávia Aguiar Campana, do Atelier 3, nessa fase, o quarto passa a ser visto pelo jovem como um microcosmo, que ele espera ocupar com tudo o que é importante no seu universo.
Segundo ela, ao contrário do quarto infantil, onde a vontade dos pais prevalece, a decoração do quarto do adolescente acaba se transformando em um exercício de auto-afirmação.
"Mesmo quando dissonantes da decoração da casa, sempre respeito a opinião deles", afirma Flávia.
Independente do gosto pessoal, no entanto, ela recomenda atenção a quatro pontos básicos na decoração desses ambientes. "Além das áreas de repouso e de armazenamento de roupas e objetos, o quarto do adolescente deve prever também um plano de trabalho adaptado ao computador e espaço para receber os amigos", explica.
Preocupado com a funcionalidade do seu quarto, Daniel Brunetti Campos Veiga, 19, encomendou à Indoors uma estante para dispor seu equipamento de aúdio e vídeo. "Quis um modelo com rodas para facilitar o acesso às tomadas e ter mobilidade no quarto", afirma.

ONDE ENCONTRAR CONSULTORIA PARA PROJETOS Atelier 3: rua Sampaio Vidal, 115, Jardins, zona sul, tel: 3064-1471. Brunetti Francarolli: rua Guarará, 261, apto.71, Jardim Paulista, zona sul, tel: 885-8309. Indoors: al. Gabriel Monteiro da Silva, 401, Jardins, tel: 881-5811.

Texto Anterior: Liberdade de sombras
Próximo Texto: Para projetar um espaço "teen"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.