São Paulo, domingo, 25 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Liberdade de sombras

MIRNA FEITOZA

Sem regras de combinações, a tendência aponta sombras cintilantes
O que é mais importante na hora de combinar sombras? A cor dos olhos, da pele ou da roupa?
Entre os maquiadores, essas parecem não ser as questões fundamentais quando se fala no assunto. O mais importante é o estilo que se quer fazer e a tendência de cores do momento.
"A cor do olho independe da sombra", diz o maquiador Daniel Hernandez. Ele diz que o azul, por exemplo, combina mais com olhos azuis. "Mas isso não significa que mulheres que não têm olhos azuis não possam usar essa cor", comenta.
No geral, Hernandez diz que durante o dia se deve usar menos sombra do que à noite. Para mulheres de pele clara, ele sugere lilás, roxo e bordô. As de pele mais escura podem ficar a vontade com acobreados e marrons.
O maquiador e cabeleireiro Mauro Freire não acha que a cor da pele seja um limite para escolher a sombra. "A mulher pode usar sombras de A a Z, independente da cor". O essencial, para ele, é cuidar da pele e ser "sutil" na hora das combinações.
O que Freire destaca é a tendência do momento: rosto luminoso. Nessa linha, ele recomenda sombras cintilantes em tons dourados, acobreados e perolados.
Para o maquiador Marcos Costa, "tudo deve ser uma brincadeira". Mas o produto deve ser bem escolhido. "A primeira coisa que a mulher deve pensar é em qualidade. A minha dica é escolher produtos à base de cera de carnaúba."
Como orientação, Costa indica para as mulheres de pele clara, tons uva e vermelho acompanhados de preto -grafite com azul cintilante claro ou púrpura é outra opção. As de pele amarelada podem ir de preto com dourado e vermelho ou fazer combinações entre o marrom, dourado e cor-de-canela.
A tendência da maquiagem atual é também chamar mais atenção para os olhos e menos para a boca.
Segundo Menezes, olhos mais fundos pedem sombras mais claras -para iluminá-los. Já os salientes exigem sombras mais escuras.
Ainda que regras não existam, é sempre bom lembrar o básico: no canto externo do olho, vão as tonalidades mais escuras, combinadas com sombras claras na parte interna. E, para iluminar o olhar, um tom cintilante claro no arco superior -próximo à sobrancelha.
(MF)

Maquiagem e cabelo: Marcos Costa-Angel/Agent

Texto Anterior: Músculos à toda prova
Próximo Texto: Jovens quartos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.