São Paulo, domingo, 25 de maio de 1997 |
Próximo Texto |
Índice
"Delivery" lucra com especialização
SIMONE CAVALCANTI
Há de todo gênero, dos mais tradicionais, como entrega de alimentos, até os mais inusitados, como empresas de transporte de crianças, adolescentes e idosos. Criada no ano passado, a Vip Delivery começou transportando pessoas. Hoje, transporta de tudo: pessoas, jóias, dinheiro, champanhe, convites. O preço de uma operação varia de acordo com a distância. Cada ponto custa R$ 10 para distâncias de até 40 km. Ou seja, para pegar uma encomenda em um lugar e levá-la para outro, o consumidor vai desembolsar R$ 20. Ultrapassando os 40 km, a empresa passa a cobrar R$ 0,20 por km rodado. Depois das 18h, nos fins-de-semana e feriados, o preço dos serviços fica 50% mais caro. Vivi Smolarsky, 37, dona da Vip Delivery, afirma que sua empresa fatura R$ 3.000 por mês. Outra empresa que aposta em transportes é a Help Mamãe, especializada em crianças e adolescentes. "Esse trabalho ajuda a mãe executiva", afirma Olivia Ramos Machado, 36, proprietária. Funcionando há dois anos, a empresa atende 12 mães, que fazem um contrato anual combinado com o período escolar. O pagamento, mensal, vai de R$ 120 a R$ 350. Se houver um ponto que não esteja previsto no contrato, o valor é cobrado à parte. "Esse serviço é comum na Europa. No Brasil, começamos a desenvolver a confiança do cliente." Ela cobra de R$ 10 a R$ 25 por hora, dependendo da região onde as pessoas moram e para onde querem se deslocar. "O serviço substitui o táxi. Acompanhamos a pessoa até a sala do médico e, depois, damos um retorno para a família sobre o que foi dito." Atendimento Um ponto importante para que o negócio dê certo é o atendimento. A paulistana Fone Fraldas tem cinco ramais para dar conta das cerca de 70 ligações diárias que recebe. Segundo Arnaldo Nogueira Júnior, 39, dono, a entrega dos pedidos -gratuita para mais de seis pacotes- é feita em 24 horas. Ele também vende fraldas geriátricas. O Self-diskfoto também conta com a fidelidade do cliente. Segundo Maurício Dantas Barcellar, 40, dono, são 40 pedidos por dia. "Isso dobra nas férias e nos feriados." Especializada em entregas em domicílio, a empresa tem um laboratório fotográfico, cinco funcionários -entre eles, um motoqueiro- e oferece revelação e entrega de materiais de fotográficos. Onde encontrar - Auxílio Idosos: (011) 63-6873; Fone Fraldas: (011) 247-4514; Help Mamãe: (011) 871-3310; Self-diskfoto: (011) 276-6356; Vip Delivery: (011) 816-0030. Próximo Texto: Boa comida requer estratégia Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |