São Paulo, domingo, 25 de maio de 1997
Próximo Texto | Índice

"Delivery" lucra com especialização

SIMONE CAVALCANTI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Especialização é a palavra-chave para as empresas que prestam serviços em domicílio.
Há de todo gênero, dos mais tradicionais, como entrega de alimentos, até os mais inusitados, como empresas de transporte de crianças, adolescentes e idosos.
Criada no ano passado, a Vip Delivery começou transportando pessoas. Hoje, transporta de tudo: pessoas, jóias, dinheiro, champanhe, convites.
O preço de uma operação varia de acordo com a distância. Cada ponto custa R$ 10 para distâncias de até 40 km. Ou seja, para pegar uma encomenda em um lugar e levá-la para outro, o consumidor vai desembolsar R$ 20.
Ultrapassando os 40 km, a empresa passa a cobrar R$ 0,20 por km rodado. Depois das 18h, nos fins-de-semana e feriados, o preço dos serviços fica 50% mais caro.
Vivi Smolarsky, 37, dona da Vip Delivery, afirma que sua empresa fatura R$ 3.000 por mês.
Outra empresa que aposta em transportes é a Help Mamãe, especializada em crianças e adolescentes. "Esse trabalho ajuda a mãe executiva", afirma Olivia Ramos Machado, 36, proprietária.
Funcionando há dois anos, a empresa atende 12 mães, que fazem um contrato anual combinado com o período escolar.
O pagamento, mensal, vai de R$ 120 a R$ 350. Se houver um ponto que não esteja previsto no contrato, o valor é cobrado à parte.
"Esse serviço é comum na Europa. No Brasil, começamos a desenvolver a confiança do cliente."
Ela cobra de R$ 10 a R$ 25 por hora, dependendo da região onde as pessoas moram e para onde querem se deslocar. "O serviço substitui o táxi. Acompanhamos a pessoa até a sala do médico e, depois, damos um retorno para a família sobre o que foi dito."
Atendimento
Um ponto importante para que o negócio dê certo é o atendimento. A paulistana Fone Fraldas tem cinco ramais para dar conta das cerca de 70 ligações diárias que recebe.
Segundo Arnaldo Nogueira Júnior, 39, dono, a entrega dos pedidos -gratuita para mais de seis pacotes- é feita em 24 horas. Ele também vende fraldas geriátricas.
O Self-diskfoto também conta com a fidelidade do cliente. Segundo Maurício Dantas Barcellar, 40, dono, são 40 pedidos por dia. "Isso dobra nas férias e nos feriados."
Especializada em entregas em domicílio, a empresa tem um laboratório fotográfico, cinco funcionários -entre eles, um motoqueiro- e oferece revelação e entrega de materiais de fotográficos.

Onde encontrar - Auxílio Idosos: (011) 63-6873; Fone Fraldas: (011) 247-4514; Help Mamãe: (011) 871-3310; Self-diskfoto: (011) 276-6356; Vip Delivery: (011) 816-0030.

Próximo Texto: Boa comida requer estratégia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.