São Paulo, domingo, 25 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como montar uma loja de materiais elétricos?

Reynaldo Ubiraci Casalunga (São Caetano do Sul, SP)
O investimento inicial para montar uma pequena loja de material elétrico é de aproximadamente R$ 35 mil.
Com esse valor, o empresário vai poder comprar balcão, prateleiras, móveis, equipamentos para escritório, computador e caixa registradora ou terminal de computador que registra a venda e emite cupom fiscal, além de controlar o estoque e evitar a falta de determinados produtos.
O total cobre ainda um pequeno estoque inicial e o capital de giro. O empreendedor vai também ter de alugar duas linhas telefônicas.
A margem de lucro varia de acordo com o produto -de 7% a 35%. O tempo de retorno do investimento é de cerca de 16 meses.
A loja deve ter uma área mínima de 50 m2, que pode ser dividida em atendimento, escritório e estoque. Os produtos pequenos e resistentes podem ser expostos em prateleiras, que facilitam o self-service. Os demais devem ser expostos no balcão e guardados no estoque.
Outro requisito indispensável é ter (ou contratar quem tenha) formação básica na área elétrica.
Se o local onde a loja está instalada for predominantemente residencial, ela deve oferecer produtos de baixa tensão (mini-disjuntores, luminárias, lâmpadas, cabos elétricos e telefônicos, conectores, reatores e tomadas). Em área comercial, deve ter também produtos de média tensão (transformador, disjuntor e seccionador).
Para conquistar os clientes, é imprescindível oferecer boa qualidade no atendimento e ter um estoque básico bem dimensionado. Isso visa evitar a falta de produtos, já que muitos clientes fazem compras com a obra em andamento.
Um dos pontos críticos nessa atividade é a competição com os grandes distribuidores. Eles conseguem preços e prazos de pagamento melhores junto aos fabricantes. Para driblar essa situação, o empresário vai ter de pesquisar novos fornecedores e diversificar a clientela (indústrias, clubes etc.).
Para a abertura da empresa, o empreendedor deverá providenciar registro na Junta Comercial, Secretaria da Fazenda, INSS, sindicato patronal e prefeitura.
É preciso pesquisar, na prefeitura, as exigências para a instalação da loja, de localização, além de solicitar o alvará de funcionamento.

Onde encontrar - Ligue-Sebrae: 0800-780202.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade, ou pelo e-mail: tudo@uol.com.br. Elas serão respondidas pela equipe técnica do Sebrae exclusivamente nesta seção.

Texto Anterior: Cães têm motoristas para sessão de beleza
Próximo Texto: Saúde entra no esquema de franquias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.