São Paulo, domingo, 25 de maio de 1997 |
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Saúde entra no esquema de franquias
VIVIANE ZANDONADI
O gasto pode ser tão alto quanto o de um fast food: R$ 350 mil, dependendo do porte e do local. O plano de saúde é o principal produto vendido aos clientes pela franquia de assistência médica. Além de vender o plano, a franquia é responsável por toda a administração dos custos com a rede médica conveniada -clínicas, hospitais, laboratórios, farmácias. Segundo a Associação Brasileira de Franchising, essas empresas estão no terceiro segmento que mais cresce, junto com saúde e beleza, perdendo apenas para alimentação e vestuário. "O setor está crescendo em função da precariedade dos serviços públicos e dos altos custos dos particulares", afirma Alain Guetta, 41, da Guetta Franchising. A Amil, que trabalha há 19 anos com assistência médica e odontológica, abriu a primeira franquia em 1993. Hoje, são sete unidades franqueadas trabalhando com vendas de planos, atendimento ao cliente e telemarketing 24 horas. A empresa dá assessoria na escolha do ponto, administração e treinamento contínuo, diz Gilberto Duarte, responsável por franquias. A escolha do ponto também é importante para a Interclínicas. "Depois, cada unidade recebe a infra-estrutura adequada à sua região. Até os planos são diferentes", diz Waldemar Ferreira Neto, 60, gerente-geral comercial. Para testar o sistema, a rede converteu algumas unidades próprias em franquias. Hoje, tem 16 unidades. A paulistana Samp Assistência Médica pretende, com o franchising, ampliar sua atuação no Nordeste, Centro-Oeste, além no interior do Estado de São Paulo. "Essas áreas registram uma migração crescente e um bom desenvolvimento econômico", afirma Carlos Alberto de Almeida, responsável pelo franchising. Para ele, o negócio pode ser lucrativo se os custos com os serviços prestados forem bem administrados. "Eles correspondem a 75% do faturamento. Se descontarmos ainda os gastos com pessoal, manutenção, investimentos e impostos, o lucro líquido pode chegar a 8% do faturamento." Também tem escolha quem quer montar uma franquia de assistência odontológica. Segundo Hélcio Vaistman, responsável pelo franchising da Sharing, "é possível montar uma franquia da marca em 60 dias". A sede, instalada em São Paulo, funciona como interligação entre as nove franquias da rede. Texto Anterior: Como montar uma loja de materiais elétricos? Próximo Texto: Radiologia tem unidades Índice |
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