São Paulo, domingo, 25 de maio de 1997
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Veja como proteger a caçamba da picape

DA REPORTAGEM LOCAL

Donos de picapes nacionais e importadas, que costumam transportar carga, podem encontrar no mercado vários tipos de capotas e protetores para a caçamba.
Os protetores, em geral, são feitos de material flexível e impermeável. "Eles são moldados no tamanho exato da caçamba e personalizados para cada tipo de picape", diz José Renato Bueno, da Mecânica de Vidros.
Esses dispositivos são ideais para proteger a pintura do carro contra riscos e amassados na lataria.
Além disso, preservam a própria carga contra eventuais choques porque são fabricados com produtos antiderrapantes.
Permitem ainda um melhor isolamento acústico. A instalação demora, em geral, 30 minutos (veja preços ao lado).
Outra proteção para a caçamba é a capota em fibra de vidro, que cobre todo o compartimento.
O acessório é recomendado para proteger a bagagem contra o sol, a chuva e a poeira.
Essa capota pode receber vidros temperados nas laterais, para permitir a entrada de luz.
Em geral, as lojas especializadas nesse tipo de serviço pintam a fibra na cor original do veículo.
"O prazo de entrega varia entre três e quatro dias", afirma Luciana dos Santos, da All Pick-up.
Donos de Kombi e furgões também podem revestir todo o interior do veículo (chão e laterais).
"Essa proteção é ideal para quem utiliza o veículo no trabalho", diz José Mario Dutra Vaz, da Toplinings.
Para quem pretende economizar, sem abrir mão da proteção, as capotas marítimas são as mais indicadas.
Fabricadas em lona, as marítimas são esticadas sobre a caçamba e presas à carroceria com ganchos. A instalação, em média, é realizada em 30 minutos.

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