São Paulo, segunda-feira, 26 de maio de 1997
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Lar doce lar na TV

HELCIO EMERICH

Pouco mais de dois anos após ter ido ao ar pela primeira vez, em dezembro de 1994, a Home & Garden Television, uma emissora de TV a cabo com sede na cidade de Knoxville, no Estado de Tennessee, vem sendo considerada o novo fenômeno da indústria norte-americana da comunicação.
E como acontece com a maioria dos empreendimentos bem-sucedidos da América, a HGTV teve origem na obstinação do seu fundador e atual presidente, Ken Lowe, que apostou no princípio de que, em qualquer tipo de negócio, um novo nicho de mercado não se descobre nem se pesquisa, um novo nicho se inventa.
Lowe imaginou um canal voltado para "tudo o que o americano adora fazer com a sua casa ou em sua casa", como ele próprio define o tipo de programação da emissora.
Isso inclui desde construir, reformar, pintar, decorar, restaurar móveis, consertar uma torneira, cuidar da lareira, da garagem, da piscina, da adega, dos jardins, dos animais de estimação até receber convidados para festas e churrascos.
Para atingir, em menos de dois anos, um total de 22 milhões de lares e conquistar audiência em megamercados como as regiões de Nova York, Los Angeles e Chicago, a HGTV não precisou sequer fazer promoções especiais para conseguir assinaturas (Rupert Murdoch, o chefão da Fox News, chegou a pagar US$ 12 para cada novo assinante do seu canal).
Não foi preciso também bater na porta das empresas para obter verbas de propaganda ou patrocínios: de uma lista inicial de 40 anunciantes nacionais, a emissora de Ken Lowe saltou para 700 clientes, a maioria formada por fabricantes de produtos e equipamentos para uso doméstico dentro da concepção tipicamente americana de valorizar o "do it yourself" (faça você mesmo).
Ligações
Gigantes como a GM, Ford e Chrysler tiveram que entrar na fila para conseguir espaços nos intervalos comerciais.
O surpreendente interesse dos telespectadores pelas atrações da emissora pode ser medido pelo primeiro programa interativo levado ao ar numa manhã de domingo, estrelado por "experts" em decoração de interiores e jardinagem e pelo "connoisseur" de vinhos Spencer Christian.
De propósito, o canal não veiculou chamadas nem anúncios nos jornais sobre a estréia do programa que, mesmo assim, recebeu 10 mil ligações em duas horas.
E quando resolveu abrir seu site na Internet, o endereço da HGTV foi congestionado por 50 mil e-mails com consultas de 47 Estados.
Embalada por tamanho sucesso, a "TV casa e jardim" (que faz parte da E.W.Scrips Co., um grupo jornalístico de Cincinnati) acaba de comprar por US$ 50 milhões uma nova sede em Knoxville, começa a operar este ano no Canadá um canal 24 horas (para retransmitir os programas produzidos nos EUA) e já negocia a entrada da emissora na Europa e Austrália.

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