São Paulo, segunda-feira, 26 de maio de 1997
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'Propaganda ruim não segura cliente bom'

DA REPORTAGEM LOCAL

"Não existe cliente bom com propaganda ruim." Essa é uma das lições que o publicitário Clovis Calia transmitiu aos participantes do ciclo "Arena do Marketing", evento realizado pela Folha na quarta-feira.
Calia, diretor de Criação e sócio da Calia Assunção e Associados, falou sobre o tema"Publicitário Não É Mais Importante Que Publicidade".
Para ele, tendo um bom cliente e fazendo propaganda ruim, a agência pode até faturar, mas a concorrência logo oferece propostas e estratégias melhores que levam o cliente embora.
Coragem e talento
Empresas com problemas de marketing podem contratar uma boa agência e ter boa publicidade, acredita Calia.
Mas o insucesso do produto, devido à falha no marketing, deteriora a imagem da agência.
Calia frisou a importância de balancear coragem e talento. "Não há talento sem coragem. Desconfie da coragem sem talento."
Segundo ele, a fórmula equilibrada de os dois elementos não é unanimidade entre os profissionais da agência e entre a agência e os clientes.
"Muita coragem e pouco talento podem arruinar um produto." Por isso, disse, o cliente tem de conhecer a agência em que está depositando sua confiança e um investimento frequentemente alto.
Além da criação
Uma boa peça de publicidade não depende apenas da capacidade de criação do profissional, afirmou Calia.
Segundo ele, o trabalho de criação é limitado por circunstâncias, propostas, estratégias e objetivos. "Produzir um bom trabalho dentro desses limites é ser criativo", disse.
Calia expôs as máximas que norteiam sua agência e que, para ele, estão presentes nos bons trabalhos publicitários.
"Uma agência é resultado dos anúncios que faz. O resto é propaganda", afirmou.
Ele explicou que o trabalho de preparação da propaganda -pesquisa, trabalho na agência, filmagem- é importante.
Mas, lembrou, o essencial é que se justifique com o sucesso da peça publicitária, causa final do esforço da equipe.
Segundo Calia, um anúncio não convence o consumidor a comprar, por exemplo, chocolate, mas sim do prazer por ele proporcionado.
O ciclo "Arena do Marketing" é composto de palestras quinzenais, sempre às quartas, sobre publicidade e marketing. As palestras acontecem no auditório da Folha. A entrada é franca.

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