São Paulo, segunda-feira, 26 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Produtividade de fábrica de relógio cresce 30%

DA REPORTAGEM LOCAL

A fábrica de relógios Chronos decidiu desburocratizar os procedimentos para a ISO 9000 dois meses depois de ter obtido a certificação, em julho do ano passado.
"A documentação entrava em conflito com a cultura da empresa e dificultava a implementação de melhorias", conta Edinaldo Alves da Silva, 46, diretor administrativo-financeiro da empresa, responsável pela implementação do sistema de qualidade.
A reestruturação, orientada pela consultoria NBS, levou três meses e conseguiu reduzir em 50% a papelada. Silva calcula que o enxugamento resultou em aumento de 30% na produtividade e redução de custos na mesma proporção.
A área de treinamento foi a mais atingida. A redução de normas atingiu 65%. O manual de procedimentos tornava obrigatórios cursos que não tinham nenhum relação com o processo de qualidade, conta Silva.
A preparação da empresa para obter a ISO 9000 começou em fevereiro de 95. Silva diz que a burocracia começou a tomar conta da fábrica, que tem 50 funcionários e está instalada na Zona Franca de Manaus (AM). A empresa, líder no segmento de relógios promocionais, foi, segundo ele, envolvida por uma "teia de normas".
Manual eletrônico
A indústria química Henkel foi outra empresa que decidiu enxugar os seus manuais. Certificada desde 95, a multinacional de origem alemã, no Brasil desde 58, resolveu, no ano passado, racionalizar procedimentos nos setores de controle de documentos, compras e metrologia.
Segundo Wagner Muniz Sampaio Braga, 35, gerente de sistemas da qualidade da Henkel, uma medida simples, que reduziu bastante a burocracia, foi eliminar a data de validade dos documentos da empresa. "Se isso não fosse feito, teríamos de alterá-los no vencimento, mesmo que não houvesse necessidade."
Braga explica que o processo de "redução de complexidade" na Henkel é contínuo. "Agora mesmo estamos estudando modificações em seis procedimentos."
O manual de qualidade da Henkel é eletrônico, está na tela dos computadores e não em pastas na gaveta. "É um sistema mais fácil de usar e economiza tempo das pessoas", diz.
Na avaliação de Braga, a desburocratização do ISO 9000 é caminho inevitável para as empresas.

Texto Anterior: Para Dilbert, ISO é piada
Próximo Texto: O ISO 9000 no Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.