São Paulo, quarta-feira, 28 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia apura golpe em banco eletrônico

Dinheiro foi desviado de conta

MARCELO GODOY
DA REPORTAGEM LOCAL

A polícia está investigando o desvio de R$ 44 mil da conta do empresário José Maria Braga, 41. O desvio aconteceu por meio de um sistema de home banking.
A comerciante Carmem Robélia Andrade, 27, proprietária de uma empresa de compra e venda de telefones, foi indiciada (acusada formalmente) pela polícia.
Ela se negou a depor, mas seu advogado, Ruy Nicaretta Chemin, 49, disse que não há provas contra Carmem e que, se houvesse, a fraude pelo computador não é crime no Brasil. "Além disso, minha cliente é inocente", disse.
O golpe ocorreu em abril. O dinheiro saiu de uma conta de poupança de Braga no Itaú e foi para três outras contas sem que ele soubesse. Para tanto, alguém teve acesso às duas senhas do empresário exigidas pelo home banking para movimentação bancária.
Segundo o delegado Manoel Camassa, da Delegacia de Furtos, as contas que receberam o dinheiro do empresário pertencem a pessoas ligadas à comerciante.
Uma delas é funcionária de Carmem. Ela disse que abriu a conta a pedido da patroa, que lhe emprestara R$ 100. Além dessa, a conta de um amigo de um primo de Carmem foi usada.
Aleques Viana, o primo, disse que a acusada lhe contou que pegou o dinheiro de uma pessoa (Braga) para quem ela trabalhara.
Segundo ele, a comerciante foi indiciada por furto qualificado por ter se apoderado da senha verdadeira do computador da vítima para transferir o dinheiro.
"Assim como o ladrão pega a chave deixada embaixo do tapete pelo dono da casa e abre a porta, ela pegou a senha da vítima. A chave verdadeira na mão do ladrão é considerada 'falsa' pela Justiça, assim como a senha verdadeira do banco nas mãos de um ladrão."
O empresário, dono da Marketing e Planejamento de Informática, foi ressarcido pelo banco, mas se comprometeu a devolver o dinheiro caso fique provado que um descuido seu possibilitou à comerciante ter acesso à senha.
(MG)

Texto Anterior: LDB: novidades e contradições
Próximo Texto: Coronel que criticou PM poderá ser preso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.