São Paulo, quinta-feira, 29 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eleição de moderado no Irã é positiva, diz Israel

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O ministro das Relações Exteriores de Israel, David Levy, afirmou ontem que a eleição de Mohammad Khatami para a Presidência do Irã pode melhorar as relações entre os países do Oriente Médio.
Segundo Levy, a vitória do candidato moderado "pode abrir uma porta para relações positivas com o Oriente Médio".
O Irã é suspeito de patrocinar o Hizbollah (Partido de Deus), que luta contra a dominação de Israel sobre o sul do Líbano, e o Hamas (Movimento Resistência Islâmico), grupo terrorista palestino.
A eleição de Khatami também foi vista com bons olhos pelo Egito. As relações entre Irã e Egito estão rompidas há 18 anos. O chanceler egípcio, Amr Moussa, saudou a eleição do candidato moderado como positiva.
Ontem, o Conselho dos Guardiães, importante órgão dirigente do Irã, tornou oficial a vitória de Khatami. Nas eleições realizadas na sexta, o novo presidente venceu com larga margem Ali Akbar Nateq-Nouri, o candidato apoiado pelo líder espiritual do país, o aiatolá Ali Khamenei, dispensando a realização de um segundo turno.
Ontem, Khamenei criticou a mídia internacional por identificar o voto em Khatami como um voto de protesto. "Os slogans do presidente eleito falavam em lei e ordem. São contrários ao sistema islâmico?", disse o líder espiritual.

Texto Anterior: Adolescente pretende alegar que matou em legítima defesa
Próximo Texto: Esquerda se diz "pronta para governar"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.