São Paulo, quinta-feira, 29 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Abstenção alta pode prejudicar a direita

MARTA AVANCINI
DE PARIS

A direita conta com uma "reserva de mobilização" maior que a esquerda no segundo turno que no primeiro. Esta é a avaliação de dois institutos de pesquisa de opinião ouvidos pela Folha.
"Os resultados do primeiro turno sugerem que a abstenção foi maior entre os eleitores de direita que os de esquerda, por isso o governo tem uma margem adicional de mobilização no próximo domingo", disse Stéphane Rozès, diretor de estudo políticos do CSA.
No primeiro turno, a esquerda -Partido Socialista, Partido Comunista, ambientalistas e grupos de esquerda radical- ficou com 42,1% dos votos. A direita (excluída a Frente Nacional) teve 36,1%.
A abstenção foi de 31,6% no primeiro turno, no domingo passado, e deve ser menor no próximo domingo, na avaliação dos dois institutos.
Levantamento do instituto Sofres revela que 75% do eleitorado de esquerda votou no último domingo. "Eles não devem conseguir um índice maior de mobilização", afirmou Philippe Merchet, diretor de pesquisa.
A abstenção é uma forma de protestar contra um governo que não atende às expectativas da população. Esta é a opinião dos eleitores ouvidos pela Folha.
"Não vale a pena votar em um governo que não apresenta propostas", disse a secretária Jeaninne Morot, que não votou no primeiro turno.
Cuidado
Apesar do potencial de mobilização a direita, não dá para dizer que o bloco tem mais chances de vencer. "O resultado está em aberto", disse Didier Witrowsky, diretor de estudos políticos do Sofres.
Segundo ele, para a direita passar à dianteira e se manter no governo é preciso convencer os eleitores de que é capaz de realizar as mudanças desejadas.
"A questão é saber se a renúncia de Alain Juppé e o pronunciamento do presidente na TV vão se transformar em votos. Por enquanto, a vantagem é da esquerda", disse Witrowsky. Naquele pronunciamento, na noite de anteontem, Chirac fez um dramático apelo contra a esquerda.
(MA)

Texto Anterior: Juppé ganha elogios do gabinete
Próximo Texto: Euro sofre ameaças à direita e à esquerda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.