São Paulo, quinta-feira, 29 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pior matou 695 em um dia

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

A mais trágica ocorrência de tornados já registrada nos EUA foi em 18 de março de 1925, quando 695 pessoas morreram e mais de 2.000 ficaram feridas nos Estados de Missouri, Illinois e Indiana.
Os três Estados que registram tornados com maior frequência são Kansas, Nebraska e Oklahoma, bem no meio dos EUA. Eles formam o "corredor de tornados", de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia.
O número médio de mortes anuais provocadas por tornados vinha caindo de maneira contínua desde a década de 1930, quando ele foi de 195. Na década de 1980, a média se havia reduzido a 52, e as projeções eram de que a de 1990 ficaria em torno de 25.
Mas este ano os tornados têm causado número elevado de mortes. Em março, 59 pessoas morreram em Ohio, Kentucky, Tennessee, Virgínia Ocidental e Indiana. Também em março, a cidade de Arkadelphia, 80 km ao sul de Little Rock, Estado de Arkansas, sul do país, foi praticamente destruída por um dos mais poderosos tornados da história. Apesar da dimensão, cinco morreram.
(CELS)

Texto Anterior: Série de tornados mata 31 nos EUA
Próximo Texto: Entenda o que é o fenômeno
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.